“Na prática, o aumento de 0,25% da taxa Selic, anunciada dia 17/04 pelo Comitê de Política Monetária (Copom), serve apenas para atender aos economistas que acham que a alta de juros resolve todos os nossos problemas. E também para tirar o ânimo daqueles que estavam pensando em investir. Além disso, o Governo ampliará em cerca de R$ 4 bilhões os gastos com pagamento de juros aos bancos, recursos que poderiam ser direcionados para investimentos para melhorar a nossa infraestrutura.
A causa principal do aumento da inflação são os preços de alimentos e serviços, principalmente os de transportes. Será que mais 0,25 pontos na Selic vai resolver isto? Com este baixo nível de atividade econômica em que nos encontramos, estamos na contramão de outros países que estão baixando as taxas de juros para reativar suas economias. O problema que deveria ser atacado com muito vigor é o custo de se produzir no Brasil. Produzir aqui ficou muito caro e juros altos só piora esta situação.”
José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de São Paulo.