Por que o Planejamento Estratégico é importante para as empresas?
- Sem Planejamento Estratégico qualquer caminho leva a empresa a qualquer lugar, com qualquer resultado;
- Com Planejamento Estratégico, a empresa estabelece aonde quer chegar, quais os caminhos para chegar lá, quais os recursos necessários e com que resultados espera chegar lá.
Considerando que o papel aceita qualquer plano que esteja no mundo ideal, o que fazer para coloca-lo no mundo real?
- Logo em seguida ao Planejamento Estratégico, traçando um efetivo Plano de Ação, a empresa começa a retirar o planejamento estratégico do papel com o apoio de toda a organização “remando no mesmo sentido”.
- O Plano de Ação determina o que fazer, quando fazer, quem vai fazer (isoladamente ou de forma compartilhada com colega) e quanto isto vai custar
Como otimizar os resultados do Planejamento Estratégico?
Para otimizar os resultados do Planejamento Estratégico existe uma fórmula conhecida como ciclo PDAC:
- Plano de ação, estabelecido conforme acima descrito;
- Desenvolvimento, na prática dos itens do Plano de Ação;
- Acompanhamento, da aplicação e dos resultados de cada item do Plano de Ação;
- Correção do curso de ação, caso necessário.
Porque é particularmente importante para o setor dos Plásticos?
- Isso foi constatado em contato com algumas empresas gestoras de Venture Capital ou Private Equity, ligadas à ABVCAP – Associação Brasileira de Venture Capital e Private Equity, onde o Setor de Plástico não é o prioritário para investimentos, devido a fatores como risco e pouca rentabilidade constatada para o investidor.
- Obviamente, existem algumas exceções, como foi o caso da PROVIDÊNCIA e algumas outras poucas empresas.
- Estes gestores alegam falta de disposição do setor para a Governança Corporativa e para o Planejamento Estratégico, ferramentas estas que devem caminhar juntas, mediante efetiva profissionalização das empresas em um mundo globalizado.
- Na opinião destes gestores, sem Planejamento Estratégico formalizado, qualquer investimento é considerado de alto risco, por falta simulações e tomada de cursos alternativos em função de cenários alternativos;
- Com o Planejamento Estratégico a empresa aumenta o seu valor de mercado caso de seus atuais proprietários resolverem obter recursos para: Modernização /diversificação/diferenciação;Aumento de produtividade; Conquista de novos mercados pela diversificação de produtos; Maior competitividade;Redução de riscos de maneira visível;Admissão de novos sócios;Consolidação setorial;Obtenção de financiamentos oficiais tais como BNDES;Venda da empresa por um valor mais elevado do que o simples sucateamento da fábrica.
Será que as empresas da transformação do plástico não tem qualquer forma de planejamento?
É claro que tem. Porém, na maior parte dos casos, o planejamento está na Cabeça do Dono, portanto não formalizado para a organização. Até certo ponto o dono foi um homem de sucesso, uma vez que a empresa provavelmente viveu as seguintes 4 fases:
- Fundação: O sucesso se deve à força e liderança do fundador;
- Crescimento: A velocidade do crescimento pode esconder problemas estruturais (será que não se se mexe um time que está ganhando);
- Apogeu: A firma atinge seu ponto máximo, porém enganosamente poderá sentir ainda o efeito residual do sucesso. O perigo é o fundador se achar um Sabe Tudo, podendo sentir a manifestação de conflito que leva à perda de posições e que, também, levam consigo conhecimento acumulado.
É no apogeu que o planejamento estratégico se torna mais importante?
O planejamento estratégico pode começar desde a fundação, se quiser um crescimento sadio, pois o apogeu pode levar à quarta fase que é o declínio que se caracteriza por:
- Falta de liderança ou apenas sensação enganosa de liderança;
- Conflitos ou desinteresse de família;
- Divisões internas (pessoal não remando no mesmo sentido);
- Estagnação da empresa ou mesmo encolhimento, com perda de valor;
- Pulverização do patrimônio, inclusive por obsoletismo de maquinário e equipamentos;
- Decadência culpando o mercado, custo Brasil, governo, etc..
- Venda da empresa se ainda houver tempo; caso contrário o valor poderá ser simbólico;
- Sucateamento.
O planejamento estratégico ajuda a reverter situações de declínio?
As crises nas empresas se assemelham a tumores malignos no corpo humano. Se tratados a tempo é possível reverter a situação. Existem casos de sucesso e casos de sucateamento , quando a empresa nem tinham mais como pagar funcionários e outras insolvências.
De onde vem a palavra estratégico?
Vem do grego Strategus que significa General. A estratégia é a maneira pela qual se decide ganhar a guerra.
Como obter maiores informações?
Conversar direta, pessoal e francamente com o consultor José Simantob Netto, sem compromisso, sob sigilo absoluto: jsimantob@ig.com.br (11)3887-4346; (11)8266-1817; Skype simantob 33
ou http://jorplast.com.br/anuncios/workshop/workshop.html para maiores informações sobre o “Workshop In Company : Planejamento estratégico desenhado para empresas do setor plástico”.
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