sexta-feira, 27 de maio de 2022

BASF recebe recomendação para certificação de eficiência energética ISO 50001 em Jacareí (SP)

 


O Site de Jacareí decidiu, de forma voluntária, começar com o processo de implementação da norma em março 2021

A promoção de melhoria sustentável dos custos de energia e a redução de impactos ambientais faz parte da estratégia de sustentabilidade da BASF. Prova disso é que a empresa recebeu a recomendação da certificação internacional ISO 50001 de eficiência energética no Brasil, na unidade de Jacareí (SP). Este resultado é consequência do trabalho feito ao longo de muitos anos.

Tudo começou em 2018, quando implementou-se no Site de Jacareí o Programa Triple E (Excelência em Eficiência Energética), uma iniciativa interna cujo objetivo é melhorar a eficiência energética da BASF e que já está presente em 7 localidades da América do Sul. Dentre as 40 ações identificadas por ele, a redução da pressão da caldeira, implementação de tecnologia de luzes LED em toda a parte viária, melhoria nos purgadores de vapor e redução de perdas em duas plantas, foram algumas das iniciativas aplicadas pelo programa na unidade. Desde sua implementação, a localidade atingiu redução de 27% do consumo específico geral até o momento.

As medidas implementadas durante o processo de certificação promoveram resultados bastante positivos e mostram o foco da companhia em sustentabilidade e inovação. "Ficamos extremamente satisfeitos com a recomendação para a certificação, este reconhecimento mostra que possuímos políticas para uso consciente de energia e estabelecemos sistemas e processos de eficiência energética no uso e no consumo. Temos como objetivo continuarmos engajados no processo de consciência de energia por meio dos nossos recursos", comenta Erick Martins, Diretor de Operações de Care Chemicals na América do Sul.

Em 2017, o Complexo Químico de Guaratinguetá foi a primeira unidade a receber o certificado e, com isso, tornou-se primeira grande indústria química do Brasil a ter este reconhecimento. Com a conquista na localidade de Jacareí, a unidade se torna a quinta a receber a certificação na América do Sul. Além delas, já receberam a acreditação o Complexo Acrílico de Camaçari (BA), o Complexo Industrial de Tintas e Vernizes de São Bernardo do Campo (SP) e a Unidade Produtiva de Dispersão, Resinas especiais e extratos de Saponinas, em Concon, no Chile.

Atualmente, a BASF dedica mais de 40% dos investimentos anuais globais com pesquisa e desenvolvimento, e destinam-se a produtos para evitar e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, melhorando a eficiência energética e de recursos para a otimização dos processos. Em 2021, a companhia identificou três focos estratégicos que, juntamente com as práticas atuais, têm potencial de redução de 34% das emissões na região.

Sobre a BASF
Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111.000 colaboradores do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio está organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 78,6 bilhões em 2021. As ações da BASF estão listadas na Bolsa de Valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações em www.basf.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário