quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Novo catalisador CircleStar™ da BASF diminui a pegada de CO2 na cadeia de valor do bioetileno

- O CircleStar™ melhora a seletividade e reduz as emissões de carbono em mais de 10% para produtos que vão desde combustíveis para aviação até o plástico
- A nova geometria leva a uma melhor transferência de massa e maior vida útil do catalisador
O CircleStar™ contribui para a transformação da indústria química em neutralidade climática

   

O CircleStar™ ajuda a diminuir a pegada de carbono na cadeia de valor do bioetileno em mais de 10%, mantendo o mesmo desempenho.

A BASF apresenta o CircleStar™, um catalisador inovador de desidratação para processar matérias-primas renováveis. O novo catalisador em forma de estrela atinge uma seletividade de 99,5% para a conversão de etanol em etileno (E2E). Com uma temperatura operacional, mais de 25°C mais baixa em comparação com os processos convencionais, o CircleStar™ ajuda a diminuir a pegada de carbono na cadeia de valor do bioetileno para produtos que variam de combustível para jato a plásticos em mais de 10%, mantendo o mesmo desempenho.

O desempenho superior deste catalisador inovador se deve à sua forma de estrela única que maximiza a área de superfície geométrica ativa para a reação. Além disso, a densidade compactada no leito do reator é significativamente menor em comparação com os catalisadores de formato convencional, afetando a otimização geral do custo da reação. A nova geometria também leva a uma melhor transferência de massa e a uma vida útil mais longa do catalisador devido à temperatura de operação benéfica e ao perfil deprimogênio.

O processo E2E desempenha um papel fundamental para que a indústria química se transforme em neutralidade climática e atinja suas metas líquidas de neutralidade de carbono. A BASF tem uma profunda experiência de mais de 25 anos em E2E com desenvolvimento e testes de catalisadores exclusivos disponíveis. O Etileno existente é 99% fóssil, enquanto o catalisador E2E da BASF oferece a possibilidade de mudar o Etileno e sua cadeia de valor derivada para torná-lo biológico. Neste processo, o CircleStar™ ajuda a diminuir ainda mais as emissões de CO2 na rota biológica, permitindo operações com temperaturas mais baixas, maior vida útil e menor queda de pressão no leito do catalisador.

"Nosso novo CircleStar™ para a conversão de bioetanol em bioetileno tem excelentes propriedades de produto e ajuda nossos clientes a aumentar significativamente sua eficiência de produção, reduzindo as emissões de carbono e apoiando suas metas líquidas de neutralidade de carbono", disse Detlef Ruff, vice-presidente sênior de Catalisadores de Processos da BASF.

Sobre a Divisão de Catalisadores da BASF
A divisão de Catalisadores da BASF é a fornecedora líder mundial de catalisadores ambientais e de processo. O grupo oferece expertise excepcional no desenvolvimento de tecnologias que protegem o ar que respiramos, produz os combustíveis que alimentam o mundo e garante a produção eficiente de uma grande variedade de químicos, plásticos e outros produtos, inclusive materiais avançados de bateria. Aproveitando a nossa liderança na indústria nas plataformas R&D, a paixão pela inovação e conhecimento profundo de metais preciosos e de base, a divisão de Catalisadores da BASF desenvolve soluções exclusivas que impulsionam o sucesso do cliente. Mais informações sobre a divisão de Catalisadores da BASF estão disponíveis na Internet em https://www.catalysts.basf.com .


Sobre a BASF
Na BASF, nós criamos química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e a responsabilidade social. Cerca de 111.000 colaboradores do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio compreende seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidados Pessoais e Soluções para Agricultura. A BASF gerou vendas de €78,6 bilhões em 2021. As ações da BASF são negociadas na bolsa de Frankfurt (BAS) e nos Recibos de Depósitos (American Depositary Receipts - BASFY) nos EUA. Mais informações em https://www.basf.com

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário