Reproduzimos, a seguir, artigo da Sra. Ísis F. Alves, Assessora da Diretoria do Simperj, sobre o Projeto Teatro dos Plásticos:
TEATRO DOS PLÁSTICOS
A importância da difusão do conhecimento através das crianças
Texto escolhido, equipe técnica e elenco convocados, cenário e figurino prontos. A outra etapa era conseguirmos os parceiros...
Timidamente, batemos à porta do SESI Cultural do RJ, e fomos muito bem recepcionados pelos amigos Fabiana Scherer e Antenor Neto. Apresentamos nosso projeto e solicitamos que nos cedessem um único dia nos teatros de Duque de Caxias e Jacarepaguá. Não podemos esquecer que o Movimento Sindical, através da Ângela Cunha e Ricardo El-Jaick, acreditou na idéia, e iniciou essa “batalha” junto conosco.
Teatros cedidos; dia da estréia...
Emocionante foi vermos o teatro SESI de Duque de Caixas ser tomado por tantas crianças! Participativas, curiosas, falantes, determinadas... e o mesmo se repetindo em Jacarepaguá.
Nesse momento, nosso projeto “tomou corpo” e, mais importante: adquiriu credibilidade. Foram montadas parcerias com o SESI Cultural RJ para exibições em todos os seus espaços, além da Braskem, que sempre nos cede brindes educativos sobre o tema para distribuição às crianças; a Plastivida (brindes do tipo “revista em quadrinhos” sobre as sacolinhas plásticas”) e a Ecobrasil Plásticos (sacolas para acondicionamento dos brindes).
Diversas foram as reportagens em jornais, revistas, sites, sobre a iniciativa do SIMPERJ em promover o Teatro dos Plásticos. As crianças aprendem, através das encenações e, mais importante, através das músicas sobre o consumo consciente, separação do lixo e sua reciclagem. E o melhor: levam a didática para seus lares, onde a compartilham com seus pais, irmãos, vizinhos... Verdadeiras multiplicadoras!
Nenhum comentário:
Postar um comentário