quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Evonik apresenta primeiro composto para moldagem em PMMA para janelas automotivas


O mais novo produto da família Acrylite®/Plexiglas®, da Evonik Industries, 
permite ampla liberdade de design e traz como vantagens a redução de peso e opção 
de integração de uma variedade de funções. Além disso, é um composto 
especial para moldagem por injeção e extrusão

O polimetilmetacrilato (PMMA) é utilizado há muito tempo em uma variedade de aplicações veiculares, sendo empregado, por exemplo, em lentes para lanternas traseiras e peças não transparentes para carrocerias. Em outras aplicações, ele conquista cada vez mais espaço de mercado. Incluem-se aplicações para o interior de veículos, como elementos decorativos, iluminação ambiente e frisos nas portas. Janelas automotivas de polímeros é um dos campos que oferecem o maior potencial de crescimento.
Redução no peso, liberdade de design e a integração de várias funções diferentes: esses são os principais benefícios das janelas automotivas feitas em polímeros em comparação com o vidro convencional.
A Evonik Industries apresenta um novo composto especial para moldagem, o Plexiglas® Resist AG 100, para a fabricação de janelas automotivas. Plexiglas® Resist AG 100 é o primeiro composto especial para moldagem em PMMA para essa aplicação. Ele confere a alta resistência à luz UV e à intempérie pelas quais o Plexiglas® já é reconhecido, foi modificado ao impacto e proporciona até 30 vezes a resistência à ruptura do vidro mineral. Nossos cientistas também conseguiram reduzir significativamente o haze que ocorre em produtos convencionais modificados ao impacto em temperaturas muito altas ou muito baixas.
Em virtude de seu perfil de propriedades balanceado, o novo composto especial para moldagem atende todos os requisitos relevantes no segmento de janelas automotivas. Plexiglas® Resist AG 100 também foi aprovado em todos os testes que compõem a regulamentação ECE R43. O relatório dos testes realizados pela Agência de Testes de Materiais de North Rhine-Westphalia está disponível para sistemas baseados no Plexiglas® Resist AG 100 utilizados em janelas laterais traseiras, teto e janelas traseiras.
O novo composto especial para moldagem em PMMA pode ser utilizado em todos os processos de transformação de termoplásticos como moldagem por injeção, moldagem por injeção-compressão ou, ainda, por extrusão com subsequente termoformação de chapas.
Plexiglas® Resist AG 100 também apresenta excelentes resultados em relação a aplicação do hard coat. Como o material já possui resistência inerente à luz UV e à intempérie, a aplicação do hard coat é feita em uma única etapa e tem como objetivo apenas aumentar ainda mais a resistência à abrasão, que já é satisfatória, do Plexiglas®. Hard coatings aplicados em uma única etapa e adequados ao Plexiglas® foram testados com sucesso e também estão de acordo com as exigências do regulamento ECE R43. Outros termoplásticos menos resistentes à intempérie têm de ser protegidos mediante um processo de revestimento em duas etapas, o que acarreta custos mais altos. A proteção UV aplicada também prejudica o desempenho mecânico do hard coating.
O novo Plexiglas® Resist AG 100 concede liberdade quase ilimitada aos designers quando se trata do desenvolvimento de modelos com linhas curvas. Isso também se aplica a componentes feitos nesse material, que combinam diversas funções em uma única peça.
Outra característica convincente para a indústria automotiva é a ótima avaliação do ciclo de vida do Plexiglas®, que foi determinado e confirmado ao longo de todo o ciclo de vida do produto, de acordo com a norma DIN ISO 14040. E, ao final da vida útil de um carro, o Plexiglas® pode ser totalmente reciclado e utilizado novamente em outras aplicações transparentes.
A Evonik Industries é fabricante mundial de produtos de PMMA comercializados sob a marca Plexiglas® na Europa, na Ásia, na África e na Austrália, e sob a marca Acrylite® nas Américas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário