sexta-feira, 24 de março de 2023

Vulcabras reporta novo trimestre histórico com recorde de faturamento e receita acumulada de 12 meses ultrapassa R$ 2,7 bilhões

Crescendo por dez trimestres consecutivos, o nono acima de dois dígitos, empresa registra seu novo recorde de vendas

A Vulcabras, maior gestora de marcas esportivas do País, apresentou resultados recordes ao longo de todos os trimestres de 2022, encerrando o último trimestre do ano com um faturamento líquido de R$ 738,8 milhões, avanço de 19,2% em comparação com o 4T21.

Assim como o faturamento, a margem bruta segue crescendo de forma consistente. Este é o oitavo trimestre consecutivo de crescimento (trimestre contra trimestre do ano anterior), um aumento de 2,2 p.p em relação ao 4T21. A margem EBITDA foi de 23,9% (R$ 176,6 milhões) e a margem líquida de 29% (R$ 214,3 milhões). Neste trimestre, também foram reconhecidos créditos de impostos, que resultaram em um efeito positivo no lucro líquido de R$ 92,2 milhões.

Além dos resultados acima, a Vulcabras anuncia também o pagamento complementar de dividendos no valor de R$ 20,8 milhões, totalizando assim uma distribuição de R$ 111,7 milhões referentes aos resultados do exercício de 2022.

O desempenho recorde observado em 2022 é reflexo de um mix de marcas complementares, que seguem explorando as suas respectivas avenidas de crescimento, resultando no melhor ano da história da Vulcabras no Brasil. Em Olympikus, o ano foi marcado pela ampliação do portfólio focado em performance. O lançamento do primeiro tênis do mundo com placa de grafeno, o Corre Grafeno, somado aos demais produtos da linha de Corrida e Performance, Corre 2 e Corre Vento, posicionaram a marca no segmento ao democratizar o acesso à alta tecnologia esportiva. Under Armour manteve seu crescimento com a estratégia de focar nas categorias de treino e basquete -- duas fortalezas globais da marca. Já Mizuno, com menos de dois anos no portfólio da Companhia, retoma seu protagonismo na categoria de running e registra o melhor ano da marca no Brasil.

O e-commerce das marcas segue crescendo de forma exponencial, registrando neste trimestre um crescimento de 80,2 % em relação ao mesmo período do ano anterior. O robusto crescimento desse canal acompanha a forte expansão nas vendas das três marcas, uma estratégia que combina amplo portfólio de produtos, somado a um nível de serviço competitivo, resultando em uma melhor experiência para o consumidor ao mesmo tempo que o canal mantém resultados positivos para o negócio. Como participação da receita, o e-commerce representou 6,4% no 4T22, aumento de 2,2 p.p. na comparação com o 4T21.

2022 em números
No ano, a companhia reportou 2,9 bilhões de faturamento bruto, um avanço de 32,6% comparado a 2021. A margem bruta cresce 1.7 p.p. versus o consolidado de 2021. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu R$ 525,8 milhões, um crescimento de 31,8% se comparado ao ano de 2021.Já o canal de e-commerce apresentou crescimento robusto de 119,7% em relação ao ano anterior. Como participação da receita, representou 5,4% no ano, aumento de 2,1 p.p. na comparação com os 3,3% do ano de 2021.

A categoria de vestuários e acessórios cresceu 68% em faturamento. Uma expansão acima da média das demais categorias, aumentando a relevância do portfólio de produtos para o grupo.

Após uma transformação estratégica com foco no segmento esportivo, a Vulcabras capturou sinergias e vem crescendo de forma consistente. "Fechamos 2022 com o melhor resultado da nossa série histórica. Nossas marcas mostram-se cada vez mais fortes e complementares, ganhando mercado e sendo cada vez mais protagonistas no segmento de artigos esportivos", reforça Pedro Bartelle, CEO da Vulcabras.

"As carteiras confirmadas para os próximos trimestres já indicam que seguiremos crescendo de forma sustentável, capturando sinergias e mantendo a evolução positiva das nossas margens", finaliza o executivo.

Sobre a Vulcabras
A Vulcabras é a maior gestora de marcas de artigos esportivos do País e maior produtora de calçados esportivos do Brasil, tendo em seu portfólio as marcas Mizuno, Olympikus e Under Armour. Fundada em 1952 com sede em Jundiaí (SP), possui mais de 17 mil colaboradores divididos em cinco unidades: nas duas plantas fabris localizadas em Horizonte (CE) e Itapetinga (BA); no centro administrativo em Jundiaí (SP), no Centro de Distribuição em Extrema (MG) e no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento localizado em Parobé (RS). No exterior, a Vulcabras marca presença em mais de 20 países, com atuação robusta principalmente na América Latina, onde conta com 46 lojas exclusivas no Peru e Chile. Suas marcas levam tecnologia e inovação para todo perfil de atleta, de todos os locais, de todos os bolsos, e de todas as performances. Prazer, nós somos a Vulcabras, e vivemos para o esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário