quinta-feira, 18 de abril de 2019

Cases na FEIPLASTIC apresentam o futuro da indústria


Oito projetos terão destaque no INOVA PLASTIC, como inovações para a inclusão de PCR em embalagens em larga escala e a remoção de tinta de resíduos plásticos


O plástico sempre esteve ligado a grandes avanços tecnológicos e industriais e, em uma sociedade cada vez mais preocupada com a sustentabilidade e em tornar a economia circular uma realidade, as indústrias de transformação e reciclagem do plástico se movem para seguir na vanguarda, apresentando soluções e ditando tendências.

O espaço INOVA PLASTIC, que será inaugurado na próxima edição da FEIPLASTIC - Feira Internacional do Plástico, a partir da próxima segunda-feira (22), servirá para apresentar as principais inovações e tecnologias que têm apontado para o futuro do setor e impactado outros mercados consumidores.

Dentre os 30 projetos inscritos para exposição física no INOVA PLASTIC, uma comissão avaliadora – que incluiu representantes da Rede de Cooperação para o Plástico, Inventta (consultoria especializada em inovação), Fraunhofer (centro de pesquisa especializado em inovações), UNICAMP, FAPESP, FIAP e CJE - Comitê de Jovens Empreendedores/FIESP – selecionou os oito cases que terão um momento individual para palestra e debate.

"Teremos vários projetos expostos no INOVA PLASTIC, mas queríamos dar destaque a alguns dos projetos que trazem importantes inovações para os segmentos alimentício, automobilístico, hospitalar e agrícola, para citar alguns – o que demonstra como o plástico continua ligado ao progresso de diversos setores", explica José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), entidade responsável pela iniciativa do novo espaço e da feira.

Novas tecnologias poderão ser observadas nos painéis da Deink Brasil, com uma inovação para a remoção de tinta dos resíduos plásticos, a qual transforma aparas plásticas impressas em um novo material com características semelhantes às do plástico virgem; e da Lubrizol, promovendo um material que elimina pequenos arranhões e cortes de molduras de óculos. Já a Amcor traz mudanças em modelos de negócios por meio do redesignde embalagens. Na feira, apresentarão uma nova garrafa PET, transparente e com características diferenciadas, para a indústria láctea.

Os bons exemplos voltados para a sustentabilidade incluem a experiência da JBS Ambiental na gestão dos resíduos sólidos gerados pelas unidades de negócio do grupo, garantindo a isenção de passivos ambientais e fortalecendo o conceito de economia circular; o desenvolvimento de embalagens com a inclusão de PCR (plástico reciclado pós-consumo) em larga escala pela Unilever; e a solução da ExxonMobil para reciclar cordas e transformá-las em compostos para produção de caixas agrícolas.

Ainda terão visibilidade os novos produtos desenvolvidos pela Sabic, para aplicações do reforço estrutural da tampa traseira dos automóveis; e pelaSolvay – um grampo invisível que não apresenta radiopacidade.

GRADE DE CASES
SEGUNDA-FEIRA (22)

17h – Case 1: "Economia circular do plástico", da JBS Ambiental.

17h30 – Case 2: "PCR Journey", da Unilever.

TERÇA-FEIRA (23)

17h – Case 3: "Garrafa Letti", da Amcor.

17h30 – Case 4: "Tampas traseiras carro", da Sabic.

QUARTA-FEIRA (24)

17h – Case 5: "Remoção de tinta", da Deink Brasil.

17h30 – Case 6: "Repense, recicle", da ExxonMobil.

QUINTA-FEIRA (25)

17h – Case 7: "Tecnologia óculos", da Lubrizol.

17h30 – Case 8: "Grampo radiografia", da Solvay.

SEXTA-FEIRA (26)

15h30 – Reconhecimento dos cases apresentados.

Mais detalhes da grade podem ser encontrados em www.feiplastic.com.br/InovaPlastic

SERVIÇO

FEIPLASTIC 2019 - Feira Internacional do Plástico

De 22 a 26 de abril, das 11h às 20h

Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333) - São Paulo/SP

www.feiplastic.com.br


Sobre a FEIPLASTIC
A primeira edição foi realizada em 1987 como BRASILPLAST, com o apoio da ABIPLAST. A partir de 2013, internacionalizou-se como FEIPLASTIC, o evento mais importante e tradicional da América do Sul. A FEIPLASTIC sempre teve como missão disseminar conteúdo e atualizar seu público com as principais tecnologias e inovações da indústria do plástico. É a única feira que representa toda a cadeia produtiva do plástico, com players desde matéria-prima e máquinas até reciclagem, proporcionando aos seus visitantes e expositores um ambiente favorável para geração de negócios e networking qualificado.
Sobre a ABIPLAST
A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) representa o setor de transformados plásticos e reciclagem desde 1967, atuando para aumentar a competitividade da indústria. Para isso, realiza ações que promovem novas tecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras. A ABIPLAST representa atualmente 12,1 mil empresas que empregam um total de 322,9 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário