quarta-feira, 15 de junho de 2011

FIEP e SIMPEP traçam estratégias para o crescimento do setor no Paraná

O SIMPEP – Sindicato das Indústrias de Materiais Plásticos no Estado do Paraná participou do Fórum Setorial do Plástico, promovido pela FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná, no CIETEP, dia 10 de junho. Durante o evento foram discutidos os caminhos estratégicos para manter a competitividade e o fortalecimento do setor de transformação.

Com um total de 922 empresas no setor plástico, o Paraná é o quarto estado do país em geração de emprego, com 23,6 mil funcionários. Mesmo com números expressivos, o segmento convive com inúmeras dificuldades, como a escassez de mão de obra qualificada, a guerra fiscal entre os estados, falta de incentivo para a reciclagem e o monopólio da matéria prima.

Segundo a presidente do SIMPEP, Denise Dybas Dias, para combater a desindustrialização do Paraná é necessário que o governo veja as indústrias como aliadas na geração de renda e riquezas para o Estado. Uma das reivindicações do setor é com relação à energia elétrica que deveria ter uma tarifa diferenciada para a madrugada, onde existe energia sobrando e assim poderia equilibrar inclusive o uso em horário de pico.

Outro ponto que precisa ser revisto é o inventivo com imposto diferenciado para a indústria de reciclagem, que contribui com o meio ambiente transformando um passivo ambiental em um ativo econômico. Segundo o diretor do SIMPEP, Thomas Hoffrichter, o Brasil é um dos poucos países que não fornece subsídios econômicos e tributários para as empresas que trabalham com a reciclagem.

Para o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, o setor plástico é um dos mais importantes da cadeia produtiva, porque todas as indústria utilizam o material. Loures também considera inaceitável o monopólio da matéria prima numa sociedade democrática, pois esta medida contribui com a desindustrialização.

Um dos detalhes mais discutidos no Fórum Setorial do Plástico foi a qualificação da mão de obra, em que a Fiep se comprometeu em montar uma escola do plástico em São José dos Pinhais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário