terça-feira, 8 de novembro de 2011

Niterói Naval Offshore 2011 começa com onda de otimismo

Autoridades e representantes da indústria destacam oportunidades do setor.

A Niterói Naval Offshore Expo and Conference 2011 começou nesta segunda-feira (7) em clima de otimismo em relação ao bom momento da indústria naval brasileira. Com 118 expositores no pavilhão montado no Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói, o evento funcionará até quinta-feira, das 14h às 21h, com Rodada de Negócios, palestras e minicursos. São esperados cerca de 15 mil visitantes. A entrada é franca.

Na abertura do evento, o presidente da Transpetro, Sergio Machado, afirmou que, apesar da crise econômica internacional, o país vive as expectativas positivas do início da exploração do petróleo no pré-sal. "O desafio no Brasil hoje é de gestão, é de gente. Temos que fazer parcerias para aumentar a formação de pessoal e não perder as grandes oportunidades. Não estou falando do chão de fábrica, mas de gestores intermediários. Até 2003 a indústria naval estava desacreditada e, hoje, com os avanços conquistados, somos o país com o maior potencial no setor. Temos que construir sondas, barcos de apoio, petroleiros, mas o maior desafio é formar gente. Ficamos muito tempo sem formação porque a indústria naval não tinha perspectivas. O peixe no mar é muito importante, porém, se não souber puxar a rede, ele vai ficar lá”, afirmou.

Para o presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Construção e Reparação Naval (Sinaval), Ariovaldo Rocha, a NNO é uma oportunidade de confirmação do potencial do setor em gerar novos negócios e empregos. Segundo Rocha, a cidade é o grande polo da indústria naval no país e só tende a crescer. Ele afirmou que o segmento emprega hoje 20 mil pessoas diretamente e que, até o fim do ano, serão gerados mais de 9 mil postos de trabalho.

"Este evento acontece num momento importante para Niterói, depois dos dois piores anos da cidade, com momentos difíceis. Hoje, pesquisas como a da Firjan mostram que Niterói voltou a ser melhor do Estado do Rio para se viver. Destacamos o nosso apoio à indústria naval porque, se ela é importante para Niterói, é mais fundamental ainda para o desenvolvimento do país", disse o prefeito Jorge Roberto Silveira.

A inovação também foi foco dos discursos. "Temos nesta edição da NNO maior participação das universidades, e as indústrias precisam desse apoio tecnológico. A Baía de Guanabara é a maior concentração de conhecimento naval do país e isso, às vezes, não é percebido. Precisamos de mais inovação tecnológica", frisou o secretário José Raymundo Martins Romêo. "Niterói foi o berço da indústria naval no Brasil e é também o berço do futuro do setor.”

O presidente do Instituto de Engenharia Aplicada à Sustentabilidade Socioambiental, Pedro Thadeu Silva, destacou a importância do evento, que o ITAESA promove em parceria com a Prefeitura de Niterói. “É um aglutinador de talentos e recursos através da Rodada de Negócios, do Networking Empresarial, das conferências, além da exposição de bens e serviços, focando sempre na indústria nacional. A indústria precisa superar obstáculos tecnológicos e a NNO é uma oportunidade para Niterói e Região mostrarem a sua força."

Nenhum comentário:

Postar um comentário