segunda-feira, 21 de julho de 2014

O que Taiwan tem a oferecer ao Brasil e ao segmento dos plásticos

Krist Yi Bin Yen*

Taiwan é uma república democrática e independente, com cerca de 23 milhões de habitantes e Produto Interno Bruto de U$ 489.2bilhões (2013) e taxa de desemprego de 4.03% (dado de 2014). Trata-se de um país com forte viés tecnológico, no qual 69,2% do PIB é composto pelo setor de serviços, 29% indústria de alta tecnologia e 1,9% agricultura. (base 2013).
O trabalho do governo de Taiwan tem se intensificado no sentido de ampliar o conhecimento de outras nações sobre seus produtos e fazer crescer o alcance mundial de sua tecnologia, difundindo globalmente a qualidade e excelência tecnológica de sua indústria.
Vemos no Brasil um grande potencial para que se ampliem as relações comerciais entre ambos. A participação do país nas relações comerciais com Taiwan é crescente. O Brasil é hoje o seu maior parceiro comercial na América do Sul e uma porta de entrada importante para a América Latina. Trabalhamos com empresários do Brasil na troca de conhecimento para melhoria da competitividade de empresas brasileiras no mercado global. Um exemplo é o setor de plástico, no qual temos atuado junto com a indústria de transformação brasileira no aprimoramento tecnológico, visitas técnicas e rodadas de negócios nos dois países, no sentido de somar esforços para que, os dois países possam se beneficiar com essas parcerias.
Eventos como a Taipei Plas, principal feira industrial do setor transformação plástica de Taiwan, servem de palco para as negociações, no intuito de agregar valor e tecnologia à cadeia produtiva dos plásticos. A edição de 2014 será realizada em setembro e vai reunir fabricantes locais e internacionais de máquinas injetoras, sopradoras, extrusoras, máquinas de impressão, equipamentos auxiliares, moldes e matrizes, peças e acessórios, matérias-primas, produtos semiacabados e acabados destinados ao processamento de plástico e borracha. Para essa edição, estão previstos 2.500 estandes, sendo 2.180 com produtos made in Taiwan e 320 estrangeiros, entre eles os executivos brasileiros.
Somente este ano, foram trazidas ao Brasil 41 injetoras e cinco extrusoras taiwanesas. Em 2013 foram importadas 83 injetoras e 23 extrusoras.
Os maiores fabricantes brasileiros de diversos segmentos, conhecem a qualidade e tecnologia de Taiwan e já existem sólidas relações entre os dois países. Somente este ano, temos previsto mais de 30 ações entre Brasil e Taiwan, nos segmentos esportivos, automotivo, veículo elétrico, maquinários, médico, TI, eletrônicos, têxtil, plástico e borracha, energia renovável, etc, para aumentar o potencial dessas relações.
Outro ponto relevante é que, atualmente, muitas empresas vindas de Taiwan já se estabeleceram no Brasil para desenvolver localmente suas tecnologias voltadas aos mercados de eletrônicos, esportes, medicina, entre outros. Juntas, essas empresas geram cerca de cem mil postos de trabalho diretos e indiretos e há espaço para crescer.
Hoje, há um trabalho intensivo para mostrar que os produtos taiwaneses rompem qualquer conceito sobre a falta de qualidade de produtos orientais. Uma das ações do governo de Taiwan para exemplificar a qualidade de seus produtos é a chamada VITRINE TAIWAN EXECELLENCE, exposição itinerante que leva aos países os produtos premiados pelo governo taiwanês por sua tecnologia agregada.
A exposição já passou por países como Inglaterra, Rússia, Índia e México. Chega agora, pela segunda vez ao Brasil, onde são esperadas mais de 20 mil pessoas para conhecerem produtos de altíssima tecnologia, como bicicletas dobráveis, computadores de última geração, filmadoras, scanners, produtos da área médica, acessórios para o segmento automotivo, entre outros de cerca de 40 expositores.
Este ano, a exposição passou por São Paulo e chega ao Rio de Janeiro no mês de julho. Nossos laços com o Brasil estão cada dia mais forte e, acreditando no potencial de crescimento conjunto, queremos intensificar nossas atividades em busca de maior competitividade para todos.
*Krist Yi Bin Yen é diretor do Taitra Brasil (Conselho para Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan)

Taitra www.taiwantrade.com.tw

Nenhum comentário:

Postar um comentário