quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Polimotor 2 escolhe KetaSpire® PEEK de alto desempenho da Solvay para duto de admissão de combustível impresso em 3D

Fabricados por Arevo Labs, parceiro da Solvay, o componente do mecanismo Polimotor 2 é a primeira aplicação de impressão 3D com polímero PEEK


A Solvay Specialty Polymers, fornecedora líder global de polímeros de alto desempenho, informa que o projeto Polimotor 2, liderado pelo lendário inovador de automóveis Matti Holtzberg, contará com um duto de admissão de combustível impresso em 3D, fabricado com um grade reforçado de polímero especial polieteretercetona KetaSpire®(PEEK ) da Solvay. O Arevo Labs, líder em tecnologia de fabricação de aditivo para peças de compósitos, produziu a peça usando sua inovadora tecnologia Reinforced Filament Fusion (fusão de filamento reforçado).
O Grupo Solvay é o principal patrocinador de material para este projeto técnico altamente aguardado, que tem como objetivo projetar e fabricar uma nova geração de motores totalmente em plásticos para competições automobilísticas, a partir de 2016. O projeto Polimotor 2 visa a desenvolver um motor CAM, de quatro cilindros, com duplo cabeçote, totalmente de plástico que pesa entre 138-148 lbs (63-67 kg), ou cerca de 90 libras (41 kg) menos do que os motores de produção padrão de hoje. Além da aplicação atual para os dutos de entrada de combustível, o programa inovador de Holtzberg irá aproveitar a tecnologia de polímero avançada da Solvay para desenvolver até dez peças do motor.
Entre essas peças estão uma bomba de água, bomba de óleo, entrada/saída de água, corpo de acelerador, galeria de combustível e outros componentes de alto desempenho. Os materiais da Solvay pretendidos para uso são poliftalamida Amodel® (PPA), poliariletercetona AvaSpire® (PAEK), polifenilsulfona Radel® (PPSU), sulfeto de polifenileno Ryton® (PPS), poliamida-imida Torlon® (PAI), e fluoroelastômeros Tecnoflon® VPL.

Mais potência e desempenho – “Os dutos de admissão no motor Polimotor original foram feitos de alumínio, mas atualmente a indústria automotiva depende quase inteiramente de poliamida moldada por injeção", diz Matti Holtzberg, que também é presidente da Composite Castings, LLC, com sede em West Palm Beach, na Flórida. "Essa escolha de materiais está mudando agora também, pois as montadoras estão buscando novas alternativas inovadoras como PEEK da Solvay, que pode suportar o aumento das temperaturas sob o capô causado pelo crescente uso de turbocompressores e redução do tamanho do motor, sendo que ambos estão resultando em maior rendimento específico de potência”, acrescenta.
Como peças de carros de corrida e de produção em escala, os dutos de admissão estão normalmente integrados a uma câmara de pressão do motor, que distribui uniformemente o fluxo de ar entre a entrada de ar de um motor e seus cilindros. Como é a peça de transição entre a cabeça do cilindro e a câmara de admissão, uma função da entrada é injetar combustível no fluxo de ar no motor, e seu desempenho tem uma influência direta sobre a potência do motor.
A substituição do duto de alumínio original pelo PEEK reduziu o peso da peça em 50%. O material específico escolhido para o Polimotor 2 foi um grade formulado sob medida de KetaSpire® KT-820 PEEK reforçado por uma carga de 10 por cento de fibra de carbono. Um dos polímeros da Solvay de mais alto desempenho, o KetaSpire® PEEK oferece resistência química excelente para combustíveis automotivos, bem como desempenho mecânico confiável a temperaturas de uso contínuo até 240 ° C (464 ° F). Estas qualidades fazem com que ele seja um candidato altamente adequado para o duto de entrada de combustível do Polimotor 2, que encontra temperaturas atingindo 150 ° C (302 ° F) perto dos pistões na porta de admissão.
A tecnologia da Arevo une os filamentos de polímero em cima ou ao lado do outro em fases sucessivas, para finalmente formar formas complexas. Assim, pode rapidamente converter projetos digitais em peças funcionais economizando tempo e custo necessários para criar uma primeira ferramenta de moldagem e protótipo.
A plataforma Reinforced Filament Fusion da companhia oferece a capacidade única de fazer impressões com polímeros PEEK reforçados. Quando combinado com um software de controle de processo da Arevo, a plataforma pode ajudar a otimizar as propriedades mecânicas de peças impressas.
"A convergência de impressão 3D com a tecnologia de polímero PEEK da Solvay nesta aplicação ressalta como o projeto Polimotor 2 é verdadeiramente de vanguarda", reforça Brian Baleno, gerente global de negócios automotivos da Solvay Specialty Polymers. "Nenhuma dessas tecnologias existia nos anos 80, quando Matti Holtzberg desenvolveu o primeiro motor Polimotor. Agora, com este duto, estamos vendo uma das primeiras peças de PEEK carregado com fibra de carbono sendo fabricadas com o processo de fabricação aditiva. Isso sinaliza uma nova gama de possibilidades para as montadoras que estão buscando alternativas mais leves para o metal, mas de alto desempenho”.

Sobre o Arevo Labs
O Arevo Labs, com sede no Vale do Silício, na Califórnia, desenvolve tecnologia para permitir a fabricação aditiva digital direta de peças em compósito extremamente fortes para aplicações de uso final. A tecnologia do Arevo consiste em materiais compósitos avançados, tecnologia de deposição e algoritmos de software para otimizar as propriedades mecânicas das peças impressas. O Arevo oferece serviços de fabricação de aditivos, software aditivo e materiais compósitos para fabricantes de peças originais em todo o mundo. Para obter mais informações, visite www.arevolabs.com

Sobre a Solvay Specialty Polymers
Solvay Specialty Polymers fabrica mais de 1500 produtos em 35 marcas de polímeros de alto desempenho – fluoropolimeros, fluoroelastômeros, fluidos fluorados, poliamidas semiaromáticas, polímeros de sulfona, polímeros aromáticos de altíssimo desempenho, polímeros de alta barreira e compostos de alto desempenho reticulados - para uso nas indústrias Aeroespacial, Energia Alternativa, Automotiva, Saúde, membranas, Petróleo e Gás, Embalagens, Encanamento, Semicondutores, Cabos e Fios, e outras indústrias. Saiba mais no site www.solvayspecialtypolymers.com

Sobre o Grupo Solvay
Como um grupo químico internacional, a Solvay auxilia as indústrias na busca e implementação de soluções cada vez mais responsáveis ​​e de criação de valor. Gera 90% do seu volume de negócios em atividades onde ele está entre os três principais grupos globais. Seus produtos são utilizados em diversos mercados, tais como energia e meio ambiente, automotivo e aeroespacial, elétricos e eletrônicos, com objetivo de melhorar o desempenho dos clientes e a qualidade de vida dos consumidores. O grupo, com sede em Bruxelas, emprega cerca de 26.000 pessoas em 52 países e obteve um faturamento de € 10,2 bilhões em 2014. Solvay SA (SOLB.BE) está listada na NYSE Euronext Bruxelas e Paris (Bloomberg: SOLB.BB – Reuters: SOLBt.BR).

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