terça-feira, 9 de outubro de 2018

Simplás faz palestra de abertura do 3º Congresso Brasileiro do Plástico

Presidente do sindicato, Jaime Lorandi apresenta 
“A Solução dos Plásticos”na terça-feira (16), 
às 8h50, na PUCRS, em Porto Alegre


O Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) será o responsável pela atração de abertura do 3º Congresso Brasileiro do Plástico, na terça-feira (16), a partir das 8h50, na PUCRS (prédio 40), em Porto Alegre. A Solução dos Plásticos será apresentada pelo presidente do sindicato, Jaime Lorandi. Mais informações e inscrições estão disponíveis pelo site congressodoplastico.com.br.

A palestra desenvolvida pelo Simplás, que mostra os benefícios dos plásticos para o avanço na qualidade de vida da humanidade, além da importância da educação para a destinação correta dos materiais depois de consumidos, já foi vista pelos públicos da feira Interplast, em Joinville (SC), e da tradicional Reunião-Almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul (RS).

“É bastante didática e, de uma forma bem acessível, mostra que a sociedade não poderia viver da mesma maneira sem os plásticos, pois são muitos os benefícios. E, por outro lado, mostra que é preciso buscar alternativas para ampliar a utilização e o acesso ao material e torna-lo mais amigável às pessoas”, avalia o presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), José Ricardo Roriz Coelho, que acompanhou a apresentação em Joinville.

O próprio Simplás já desenvolveu um projeto para levar o discurso à prática, disseminando a educação para a destinação correta dos materiais pós-consumo e promovendo a economia circular com a geração de recursos a partir da reciclagem: o Plástico do Bem.

Com o Plástico do Bem, deflagrado na última semana de março deste ano, o Simplás já doou coletores individuais de plásticos para 6,5 mil alunos e 500 professores de 22 escolas públicas municipais de Farroupilha (RS), que até o fim do primeiro semestre já haviam arrecadado e encaminhado para reciclagem mais de 10 toneladas de plásticos. E assim, obtiveram uma renda extra de aproximadamente R$ 8 mil. Os recursos serão aplicados da maneira que cada instituição considerar mais adequada.

No fim de agosto, em alusão aos 29 anos do Simplás, o Plástico do Bem começou a ser implantado na CIC de Caxias do Sul, alcançando 26 entidades, por onde circulam diariamente mais de 150 pessoas. E anteriormente, já estava em aplicação na unidade Nilo Peçanha, do Senai, também em Caxias do Sul.

“Os plásticos representam 40% dos resíduos sólidos domésticos que produzimos hoje. Então, por óbvio, ao adquirirmos a cultura da separação para o plástico, naturalmente, vamos evoluir para o vidro, o metal, o papel e o papelão, entre outros materiais”, conclui o presidente do Simplás, Jaime Lorandi.

Foto: Júlio Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário