quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Indústria Química apresenta Compromisso Voluntário com a Economia Circular dos Plásticos


Lançamento do Compromisso será realizado no

Encontro Anual da Indústria Química, em São Paulo, no dia 7 de dezembro

São Paulo, 05/12/2018 – A Associação Brasileira da Indústria Química – Abiquim lançará o “Compromisso Voluntário com a Economia Circular dos Plásticos”, durante o 23º ENAIQ – Encontro Anual da Indústria Química, que será realizado no dia 7 de dezembro, no Hotel Unique, na capital paulista.

O compromisso assumido pelos produtores de resinas termoplásticas associados à entidade tem o objetivo de promover e ampliar o alcance da economia circular nas embalagens termoplásticas, que demandará o esforço conjunto dos diferentes elos da cadeia do plástico, governo e sociedade. A apresentação do compromisso será feita pelo coordenador da Comissão Setorial das Resinas Termoplásticas (Coplast) da Abiquim, Edison Terra, que atenderá à imprensa às 13 horas no Hotel Unique.

Segundo o Compromisso, as empresas do setor têm como aspiração que até 2040 100% das embalagens de plástico sejam reutilizadas, recicladas ou revalorizadas. Como meta intermediária, o objetivo é atingir 50% até 2030. Ao assumir esse compromisso as empresas ampliam o trabalho que já desenvolvem por meio do Programa Atuação Responsável®, ação voluntária da indústria química mundial e com a qual se comprometem todas as associadas da Abiquim.

As produtoras de resinas plásticas associadas à Abiquim também deverão adotar até 2020 as melhores práticas do “Manual Perda Zero de Pellets”, que teve como base o programa Internacional Operation Clean Sweep, que busca atender uma das metas previstas pelo Objetivo do Desenvolvimento Sustentável nº 14 (ODS-14), de até 2025, “prevenir e reduzir significativamente a poluição marinha de todos os tipos, especialmente a advinda de atividades terrestres, incluindo detritos marinhos e a poluição por nutrientes”. O documento foi produzido como parte do convênio entre a Plastivida - Instituto Socioambiental do Plástico e o Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.

A adoção de um compromisso com a economia circular dos plásticos pela indústria química brasileira segue a tendência mundial do setor. A American Chemistry Council (ACC), a associação de fabricantes de plásticos da Europa, Plastic Europe, e a Asociación Nacional de la Industria Química (ANIQ), do México, já tornaram públicos seus compromissos com metas semelhantes.

A Abiquim e suas associadas têm consciência que para o sucesso do Compromisso é necessário o engajamento de toda a cadeia produtiva, sociedade e governo e convida outras associações, entidades setoriais e empresas a participarem dessa iniciativa em prol da sustentabilidade.

O 23º ENAIQ – Encontro Anual da Indústria Química tem o patrocínio das empresas: BASF, Braskem, Cesari, Deten, Dow, Eastman, Elekeiroz, Granel Química, Ingevity, Innova, Nitro Química, Nouryon, Oxiteno, Rhodia Solvay, Suatrans, Unigel, Unipar Carbocloro e White Martins.

23º Encontro Anual da Indústria Química – ENAIQ 2018
Lançamento do Compromisso Voluntário com a Economia Circular dos Plásticos
Data: 7 de dezembro
Horário: a partir das 9 horas
Local: Hotel Unique
Endereço: Avenida Brigadeiro Luís Antônio, nº 4700, São Paulo – SP
Abiquim – Associação Brasileira da Indústria Química (www.abiquim.org.br) é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 16 de junho de 1964, que congrega indústrias químicas de grande, médio e pequeno portes, bem como prestadores de serviços ao setor químico nas áreas de logística, transporte, gerenciamento de resíduos e atendimento a emergências. A associação realiza o acompanhamento estatístico do setor, promove estudos específicos sobre as atividades e produtos da indústria química, acompanha as mudanças na legislação e assessora as empresas associadas em assuntos econômicos, técnicos e de comércio exterior. A entidade ainda representa o setor nas negociações de acordos internacionais relacionados a produtos químicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário