quinta-feira, 7 de novembro de 2019

"Sementes do Plástico": projeto oficial de reciclagem do Simperj

                                                                                 
Recebemos por parte de Rafael Sette , Diretor Fundador do “Instituto Soul Ambiental” e Diretor do Simperj-Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do RJ, para ser divulgado, material que foi apresentado, originalmente, aos presentes na cerimônia de posse da nova diretoria do Simperj, em 09/10:

"O Instituto Soul Ambiental foi fundado para fazer gestão de projetos socioeducativos para soluções ambientais e lançou, oficialmente, em setembro de 2018, o projeto de reciclagem chamado “Sementes do Plástico”.
O projeto “Sementes do Plástico” é o projeto oficial de reciclagem do SIMPERJ (Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro) e conta com o apoio da ABIPLAST (Associação Brasileira das Indústria do Plástico) e funciona prestando educação ambiental e assessoria na correta classificação, separação e, através disso, na valorização dos resíduos de plásticos, estimulando a Logística Reversa pelo engajamento da sociedade através de causas.

O projeto “Sementes do Plástico” atua hoje em 3 causas diretamente: Animal, Acessibilidade e Educacional.

Na causa Animal temos uma parceira com a ONG Rio Eco Pets que, através de sua rede de voluntários, juntam tampinhas em prol de benefícios para animais em situação de abandono.

Já na causa de Acessibilidade, temos a parceria com o projeto Rodando com Tampinhas, da Paróquia São José da Lagoa, que está conectado ao Sementes do Plástico desde 01/01/2019 recebendo o treinamento adequado para uma melhor valorização das tampinhas de plásticos e com isso gerando receita para compras de cadeiras de rodas para serem doadas a ABBR, diminuindo assim a fila de espera de pessoas carentes com necessidade de mobilidade. Desde o início da parceria já foram doadas mais de 80 cadeiras de rodas.

O Instituto Soul Ambiental financia a compra dos resíduos plásticos desses dois lindos projetos tão importantes para o meio ambiente, animais e pessoas do nosso Rio de Janeiro, fazendo com que os mesmos tenham viabilidade econômica para continuar se mantendo e trabalha junto às recicladoras e às indústrias transformadoras de nosso estado para que tais resíduos sejam transformados em matéria prima e assim em novos produtos feitos com plásticos reciclado. Com isso ajudamos a fechar o ciclo e na prática mostramos que é possível executar a Economia Circular dentro da cadeia do plástico em nosso estado.

Somando a parceria com os dois projetos descritos acima, o Rio Eco Pets e o Rodando com Tampinhas, temos o total de 37.000 pessoas engajadas que atuam como voluntários de uma rede de colaboração multiplicando o conhecimento para milhares de pessoas de seus círculos de relacionamento.

Já na causa Educacional temos parceria, desde o dia 03/01/2019, com o projeto piloto da prefeitura municipal do Rio de Janeiro chamado Escolas Sustentáveis, onde temos como meta atender 25 escolas ao longo desse ano, e atuamos também em algumas escolas particulares. Para atender a demanda dessas escolas no que diz respeito ao “Compliance” criamos uma moeda virtual chamada de SOULPOINTS e disponibilizamos em nosso site uma área reservada com login e senha para cada instituição de ensino onde é possível fazer o download de materiais didáticos para a multiplicação do conhecimento das futuras gerações e a qualquer momento cada escola poderá visualizar a quantidade de material plástico enviado para a reciclagem e quantos SOULPOINTS foram creditados. Todos os SOULPOINTS podem ser trocados em nossa loja, em nosso site www.soulambiental.com.br , por produtos preferencialmente feitos com plástico reciclado ou até mesmo serem resgatados em R$ com depósito direto na conta cadastrada pela escola.

Além disso temos parceria com 15 escolas Sesi da Firjan espalhadas por nosso estado onde prestamos consultoria na implantação da Educação Ambiental para as crianças que frequentam as Colônias de Férias dessa importante instituição. Já participamos de 2 colônias de férias e estamos acordados para fazermos a terceira no início de 2020.

No que diz respeito, também, a causa Educacional, já capacitamos mais de 500 profissionais que puderam multiplicar esse conhecimento da reciclagem de plástico para mais de 10.000 alunos. Essa capacitação é feita através de treinamentos ministrados por uma equipe composta por biólogos, educadores, tecnólogos em plástico e engenheiros químicos especialistas no assunto.

Outra conquista do “Sementes do Plástico” foi conseguir reciclar mais de 5.000.000 de copos descartáveis, gerados nas arenas esportivas da cidade do Rio de Janeiro, conectando a cooperativa ECCO PONTO com a recicladora e transformadora MMS Plásticos, contando com o apoio tecnológico da Petroquímica Unigel, para a fabricação, pelo processo de coextrusão de laminados plásticos, de modo que o material reciclado dos copos fosse alocado na camada do meio e dando acabamento nas faces da chapa com a resina U8884 da Unigel pigmentada de branco para variadas aplicações da indústria como expositores, displays, placas de sinalização, carenagem de bicicletas ergométricas dentre outras.

Além do resultado acima para a Economia Circular, conseguimos desenvolver e homologar a matéria prima fabricada através das tampinhas plásticas em: bancos para jardins, quadros de bicicletas, comedores para cães e gatos, saboneteiras, brinquedos, bandejas para fastfood e bandejas de degustação para coquetéis. Todos esses produtos foram fabricados por empresas fluminenses.

Após 1 ano de operação e consolidação do projeto “Sementes do Plástico” chegamos à marca de 105.000 kg de plástico reciclado, ou seja, além dos 5.000.000 de copos descartáveis reciclados, das arenas, tivemos a quantia de 30.000.000 de tampinhas recicladas e mais de 4.000.000 de embalagens plásticas variadas.

Hoje o Instituto Soul Ambiental ainda não tem um patrocinador. Desta forma, para manter vivo nosso sonho e nossos projetos parceiros, nos financiamos exclusivamente com a venda de coletores desenvolvidos pela nossa área de criação, preferencialmente feitos com plástico reciclado, que são utilizados para o descarte correto dos resíduos plásticos a serem reciclados pelo “Sementes do Plástico”. Essa medida além de gerar recursos para nossas causas e fechar mais um ciclo, também ajuda a aumentar o alcance de nosso projeto para reciclarmos cada vez mais."


Coletores e Porta Big Bag Sementes do Plástico instalados na Cruzada do Menor – Del Castilho RJ

Quadro de bicicleta, injetado com tampinhas plásticas recicladas


Bancos para jardim confeccionados com tampinhas plásticas


Saboneteira confeccionada com tampinhas plásticas

Comedores feito de tampinhas plásticas


Brinquedo feito de tampinhas plásticas


Brinquedo feito de tampinhas plásticas

Bandeja para degustação de coquetéis

Chapas coextrusadas com copos reciclados na camada do meio e o Poliestireno de Alto Impacto U8884 da Unigel nas faces

Nenhum comentário:

Postar um comentário