quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Plastivida promove a educação ambiental e a reciclagem dos plásticos no Recreio nas Férias dos CEUs de São Paulo

   

Por meio de jogos e atividades lúdicas, as crianças se familiarizam com os conceitos de descarte correto, consumo consciente, reciclagem, e reutilização dos plásticos                                                    

Janeiro, 2020 - A Plastivida dá início às atividades de 2020 em parceria com os Centros de Educação Unificada (CEU) da Prefeitura Municipal de São Paulo e a primeira delas é a participação no Recreio nas Férias, que será realizado até 24 de janeiro.
Com o objetivo de aproximar as crianças de conceitos sustentáveis como o do descarte correto, consumo consciente, reciclagem e reutilização dos plásticos, a entidade desenvolve jogos e atividades lúdicas durante o Recreio nas Férias. "A criança brinca, se diverte e, ao mesmo tempo, se envolve com boas práticas que levará, mais tarde, para o seu dia a dia", conta Miguel Bahiense, presidente da Plastivida.

O executivo afirma, ainda, que a educação ambiental é a melhor ferramenta para transformar o comportamento das pessoas com relação ao consumo responsável e ao descarte correto, promovendo, dessa forma ganhos ambientais reais. "Quando oferecemos à população a informação correta sobre os benefícios dos plásticos e sobre como ele pode ser usado e descartado de forma responsável, mudamos a relação da sociedade com os plásticos e com o meio ambiente, promovendo o desenvolvimento sustentável", completa o executivo.

As atividades da Plastivida no Recreio nas Férias, este ano, deverão envolver mais de 2.000 alunos das Diretorias Regionais de Educação (DRE) Pirituba-Jaraguá, Ipiranga e Santo Amaro.

Educação Ambiental e Reciclagem dos Plásticos - A Plastivida e a Secretaria Municipal de Educação (SME) da Prefeitura de São Paulo são parceiras no Projeto Educação Ambiental e Reciclagem dos Plásticos nos CEUs, que vem modificando a relação das crianças, de seus familiares, dos educadores e de toda a comunidade com os plásticos.

O trabalho contempla o curso para educadores "Educação e Sustentabilidade: Os plásticos, reciclagem e os resíduos sólidos", ministrado pela Plastivida, que torna os educadores multiplicadores desses conceitos e práticas. Esse curso é homologado pela SME e possibilita pontos curriculares, contribuindo para a evolução profissional do educador.

O Projeto também contempla diversas atividades práticas que promovem o conhecimento sobre os plásticos, coleta seletiva, reutilização e reciclagem, valorizando as ações já realizadas pelos educadores dessas unidades. São parte dessas ações o trabalho com tampinhas plásticas, baseado no Programa Tampinha Legal®, que promove a coleta seletiva de tampas plásticas de maneira didática e pedagógica; e o Projeto Papa Cartão® , que promove a coleta de cartões de plástico (crédito, débito, fidelidade, etc.) para que sejam reciclados e transformados em placas de sinalização utilizadas nos diversos espaços dos CEUs.

Do início das ações-piloto do Projeto Educação Ambiental e Reciclagem dos Plásticos, em 2016, até o momento, mais de 50 mil pessoas – educadores, estudantes, familiares e comunidade – já foram sensibilizadas sobre as boas práticas de consumo e descarte dos plásticos. A parceria prevê ações em 20 unidades dos CEUs até 2021, com possibilidade de extensão.

Sobre a Plastivida: A Plastivida é o Instituto Socioambiental dos Plásticos e atua de maneira colaborativa, por meio da educação ambiental, para disseminar informações precisas e científicas sobre os plásticos - suas propriedades, aplicações, reciclabilidade, além do uso responsável e descarte adequado - a fim de contribuir com o desenvolvimento social e ambiental. Para mais informações: www.plastivida.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário