domingo, 13 de junho de 2010

Interplast reúne fornecedores do setor plástico e amplia área em 12%

A Interplast 2010, sexta edição da Feira e Congresso Nacional de Integração da Tecnologia do Plástico, acontece de 23 a 27 de agosto, nos dois pavilhões da Expoville, em Joinville/SC. Realizada a cada dois anos pela Messe Brasil Feiras e Promoções, a Interplast congrega a exposição de máquinas e equipamentos da transformação, dispositivos auxiliares e matéria-prima, o Cintec 2010 Plásticos que debate temas de gestão de meio ambiente e processos, e o Programador CAM, concurso e seminário para promover a indústria de moldes e matrizes e o conhecimento sobre as tecnologias e processos. Dessa forma, o evento reúne teoria e prática em um único local com o objetivo de desenvolver a indústria do plástico no Brasil.

A Interplast está entre as maiores feiras do plástico em espaço ocupado e número de expositores, realizada no país em 2010 e a maior da região sul desse setor. O número de expositores cresceu 25% em relação a 2008, totalizando 500 empresas. A feira ocupará uma área de 20 mil m², 12% maior que a de 2008.

A Interplast é referência pelas soluções e alternativas de modernização do parque fabril da região sul e reúne as principais empresas do mercado nacional e internacional, que trazem o que há de mais moderno na área tecnológica da cadeia do plástico, de matéria-prima a compostos, pigmentos, periféricos, ferramentaria e máquinas em geral. Além de empresas representando todos os estados brasileiros, o evento reúne expositores de outros 12 países – Áustria, Alemanha, Espanha, França, Itália, Canadá, EUA, China, Japão, Taiwan, Argentina e África.

Joinville concentra a posição como um dos principais pólos transformadores de plástico do país e líder nacional em transformação de PVC. O estado de Santa Catarina tem a maior produção de produtos plásticos na relação com o total da economia entre todos os estados brasileiros. Em termos absolutos, está atrás apenas de São Paulo. Três segmentos se destacam em âmbito nacional: o de produtos para construção civil na região de Joinville, o de descartáveis na região de Criciúma e o de embalagens, que está mais espalhado pelo Estado, com importante presença no Oeste, no Sul e na grande Florianópolis.

Santa Catarina tem 900 indústrias de transformação de plástico, responsáveis por 33 mil empregos e o faturamento anual foi de cerca de R$ 8 bilhões em 2009. O volume de produção anual é de 1,1 milhão de tonelada. São Paulo tem uma produção que gira em torno de 2,6 milhões de toneladas por ano.

A estimativa dos organizadores é que o número de visitantes da Interplast ultrapasse os 25 mil profissionais do setor que estiveram na feira em 2008. “As constantes inovações e o crescimento do setor no mercado, fazem com que a busca de novas tecnologias e conhecimentos seja uma constante para indústrias e profissionais e a procura deve ser ainda maior em 2010 com a retomada da economia”, comenta Richard Spirandelli, gerente de Marketing da Messe Brasil.

A estimativa de crescimento do setor apontada pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) é de 6% em 2010, igualando-se aos números alcançados em 2008, antes da crise econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário