sexta-feira, 30 de julho de 2010

Debate sobre reciclagem reúne especialistas e estudiosos na UFRJ

O auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) será o palco de um grande debate sobre a reciclagem, no próximo dia 04 de agosto. Das 8h30m às 17 horas, por iniciativa do Sindicato das Empresas Despoluidoras do Ambiente e Gestoras de Resíduos do Estado do Rio de Janeiro (Sindieco), do Instituto de Macromoléculas da UFRJ e da Associação dos Recicladores do Estado do Rio de Janeiro (Arerj), oito especialistas e estudiosos dos processos de reciclagem, da Política Nacional de Resíduos Sólidos e dos impactos da reciclagem energética, estarão reunidos no Seminário Verdades e Mitos sobre a Reciclagem. O evento tem o apoio da Braskem.
Segundo o presidente do Sindieco, Glauco Pessoa, o objetivo do encontro é a convergência da experiência das empresas recicladoras com as pesquisas no âmbito acadêmico. O seminário pretende ainda chamar a atenção da sociedade e do poder público para a realidade da cadeia produtiva da reciclagem no estado. Glauco lembra que os resíduos gerados e suas consequências para o meio ambiente são questões que precisam ser alinhadas com a educação ambiental continuada e com a implementação da coleta seletiva profissional dos resíduos sólidos urbanos recicláveis. O presidente do Sindieco diz que isso pode ser feito nos moldes das políticas adotadas na gestão de resíduos industriais pré-consumo.
Na parte da manhã, no debate sobre materiais recicláveis, apresentam-se palestrantes dos setores de papel, vidro, metal e plástico, além do consultor técnico José Machado Filho, que participou da formulação do Projeto de Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A partir das 14 horas, o tema em debate é a reciclagem energética, com a participação do professor Fernando Altino Rodrigues, do Instituto de Química da Uerj; do professor Luiz Pinguelli Rosa, da COPPE-UFRJ; e da pesquisadora Cássia Turci, do Instituto de Química da UFRJ. Inscrições gratuitas podem ser feitas através do e-mail: seminario@arerj.org.br. As vagas são limitadas à capacidade do auditório.
O programa completo do Seminário Verdades e Mitos sobre a Reciclagem é o seguinte:

PROGRAMAÇÃO
08h30 ABERTURA
09h MÓDULO 1 - MATERIAIS RECICLÁVEIS - Palestras de 30 minutos:
PAPEL - Palestrante: Alberto Elsne (Centro de Reciclagem Rio - CRR)
VIDRO - Palestrante: Lúcia Moreira (Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro - ABIVIDRO)
METAL - Palestrante: Henio De Nicola (Associação Brasileira do Alumínio - ABAL)
PLÁSTICO - Palestrante: Vladimir Kudrjawzew (ECO2 Participações Ltda.)
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS - Palestrante: José Valverde Machado Filho (Consultor Técnico do Projeto de Lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos)
11h30 DEBATES
12h30 ALMOÇO
14h MÓDULO 2 - RECICLAGEM ENERGÉTICA - Palestras de 30 minutos:
RECICLAGEM ENERGÉTICA E SEUS IMPACTOS POSITIVOS E NEGATIVOS - Palestrante: Fernando Altino Rodrigues (Diretor do Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – IQ/UERJ)
TECNOLOGIAS DE RECICLAGEM ENERGÉTICA - Palestrante: Luiz Pinguelli Rosa (Diretor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ)
PRODUTOS FORMADOS A PARTIR DA COMBUSTÃO Palestrante: Cássia Turci (Diretora do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IQ/UFRJ)
16h DEBATES
17h ENCERRAMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário