quarta-feira, 18 de julho de 2012

Planejamento Estratégico: Indispensável no Mercado Globalizado - FAQ

Por que o Planejamento Estratégico é importante para as empresas?

  • Sem Planejamento Estratégico qualquer caminho leva a empresa a qualquer lugar, com qualquer resultado;
  •  Com Planejamento Estratégico, a empresa estabelece aonde quer chegar, quais os caminhos para chegar lá, quais os recursos necessários e com que resultados espera chegar lá.

Considerando que o papel aceita qualquer plano que esteja no mundo ideal, o que fazer para  coloca-lo no mundo real?

  • Logo em seguida ao Planejamento Estratégico, traçando um efetivo Plano de Ação, a empresa  começa a retirar o planejamento estratégico do papel com o apoio de toda a organização “remando no mesmo sentido”.        
  • O Plano de Ação determina o que fazer, quando fazer, quem vai fazer (isoladamente ou de forma compartilhada com colega) e quanto isto vai custar    

Como otimizar os resultados do Planejamento Estratégico?


Para otimizar os resultados do Planejamento Estratégico existe uma fórmula conhecida como ciclo PDAC:
  • Plano de ação, estabelecido conforme acima descrito;
  • Desenvolvimento, na prática dos itens do Plano de Ação;
  • Acompanhamento,   da aplicação e dos resultados de cada item do Plano de Ação;
  • Correção do curso de ação, caso necessário.

Porque é particularmente importante para o setor dos Plásticos?

  • Isso foi constatado em contato com algumas empresas gestoras de Venture Capital  ou Private Equity, ligadas à ABVCAP – Associação Brasileira de Venture Capital e Private Equity, onde  o Setor de Plástico não é o prioritário para investimentos, devido a fatores como risco e pouca rentabilidade constatada  para o investidor.
  • Obviamente, existem algumas exceções, como foi o caso da PROVIDÊNCIA e algumas outras poucas empresas.
  • Estes gestores  alegam falta de disposição do setor para a Governança Corporativa e para o Planejamento Estratégico, ferramentas estas que devem caminhar juntas, mediante  efetiva  profissionalização das empresas em um mundo globalizado.
  • Na opinião destes  gestores, sem Planejamento Estratégico formalizado, qualquer investimento  é considerado de alto risco, por falta simulações e tomada de cursos alternativos em função de cenários alternativos;
  • Com o Planejamento Estratégico a empresa aumenta o seu valor de mercado  caso de seus atuais proprietários resolverem obter recursos para: Modernização /diversificação/diferenciação;Aumento de produtividade; Conquista de novos  mercados pela diversificação de produtos; Maior competitividade;Redução de riscos de maneira visível;Admissão de novos sócios;Consolidação setorial;Obtenção de financiamentos oficiais tais como BNDES;Venda da empresa por um valor mais elevado do que o simples sucateamento da fábrica.

Será que as empresas da transformação do plástico não tem qualquer forma de planejamento?

É claro que tem. Porém, na maior parte dos casos, o planejamento está na Cabeça do Dono, portanto não formalizado para a organização. Até certo ponto o dono foi um homem de sucesso, uma vez que a empresa provavelmente viveu as seguintes 4 fases:
  • Fundação: O sucesso se deve à força e liderança do fundador;
  • Crescimento: A velocidade do crescimento pode esconder problemas estruturais (será que não se se mexe um time que está ganhando);
  • Apogeu: A firma  atinge seu ponto máximo, porém enganosamente  poderá sentir ainda o efeito residual do sucesso. O perigo é o fundador se achar um Sabe Tudo, podendo sentir a manifestação de conflito que leva à perda de posições e  que, também, levam consigo conhecimento acumulado.

 É no apogeu que o planejamento estratégico se torna mais importante?

O planejamento estratégico pode começar desde a fundação, se quiser um crescimento sadio, pois o apogeu pode levar à quarta fase que é o declínio que se caracteriza por:
  • Falta de liderança ou apenas sensação enganosa de liderança;
  • Conflitos ou desinteresse de família;
  • Divisões internas (pessoal  não remando no mesmo sentido);
  • Estagnação da empresa ou mesmo encolhimento, com perda de valor;
  • Pulverização do patrimônio, inclusive por obsoletismo de maquinário  e equipamentos;
  • Decadência culpando o mercado, custo Brasil, governo, etc..
  • Venda da empresa se ainda houver tempo; caso contrário o valor poderá ser simbólico;
  • Sucateamento.

O planejamento estratégico ajuda a reverter situações de declínio?


As crises nas empresas se assemelham a tumores malignos  no corpo humano. Se tratados a tempo é possível  reverter a situação. Existem casos de sucesso e casos  de sucateamento , quando a empresa nem tinham  mais como pagar funcionários e outras insolvências.

De onde vem a palavra estratégico?

Vem do grego Strategus que significa General. A estratégia é a maneira pela qual se decide ganhar a guerra.

Como obter maiores informações?

Conversar direta, pessoal e francamente com o consultor José Simantob Netto, sem compromisso, sob  sigilo absoluto: jsimantob@ig.com.br  (11)3887-4346; (11)8266-1817; Skype simantob 33 
ou http://jorplast.com.br/anuncios/workshop/workshop.html para maiores informações sobre o “Workshop In Company : Planejamento estratégico desenhado para empresas do setor plástico”. 

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