domingo, 4 de novembro de 2012

O Plástico e a Política Industrial do Governo para a Indústria Automotiva

 
Roberto Korall, 
coordenador da COFAUTO

O JORNAL DE PLÁSTICOS entrevistou, com exclusividade, o empresário Roberto Korall, proprietário da Component Plásticos e coordenador da Câmara Setorial dos Fabricantes de Componentes Automotivos – COFAUTO, da ABIPLAST/SINDIPLAST.
Roberto Korall vem lutando pela interação da “cadeia de valor”, desde as montadoras de veículos automotores, passando pelos sistemistas, pela indústria de transformação e moldagem, até os fabricantes de resinas plásticas. E não tem sido fácil sua tarefa em vista dos desafios do setor que, preocupado com o “Custo Brasil”, anda assustado com o “fantasma” da desindustrialização nacional.Por outro lado, os programas como Brasil Maior e Inovar Auto, assim como novas providências tomadas pelo governo, tudo isso vem apresentando novas oportunidades, principalmente, àquelas empresas que interagem por meio da COFAUTO.

JP - Qual será a missão da COFAUTO diante das novas oportunidades que se afiguram?
RK - Por meio da COFAUTO, com o apoio da ABIPLAST/SINDIPLAST e da FIESP/CIESP, vamos envidar o melhor dos esforços para desenvolver e otimizar a interação da cadeia de valor da indústria automotiva, objetivando a competitividade entre todos os seus elos, no âmbito de uma relação ganha/ganha. Para tanto, convidamos representantes da engenharia de algumas montadoras para que, através de uma apresentação dos mesmos, tivéssemos uma visão mais clara das demandas e tendências presentes e futuras, no tocante à tecnologia e recursos.  É importante para o transformador de plásticos conhecer melhor a montadora e vice-versa. Dentro desta nova filosofia, já trouxemos para nossas últimas reuniões, representantes da Citröen- Peugeot e da Mercedes Benz. Esses foram os primeiros passos para interação do setor.

JP – Quais são suas perspectivas para os próximos anos?
RK - As políticas industriais voltadas para o setor automotivo decorrentes do “programa Brasil Maior” e do projeto “Inovar Auto”, hoje, devidamente regulamentados, somente serão “tirados do papel” mediante um processo de se fazer a ”lição de casa”, envolvendo todos os elos da cadeia produtiva.

JP - Preliminarmente, que medidas o governo vem tomando para desonerar a indústria em geral e, especialmente, a automotiva?
RK – Poderia citar: desoneração da folha de pagamento; redução de forma gradativa do IPI (TIPI), a partir de 2013, engatilhado com a aplicação dos esforços para maior competitividade e adensamento da cadeia de valor; redução dos juros bancários; redução do custo da energia elétrica (algumas dessas medidas já entraram em vigor). Além disso, contaremos com a oneração fiscal de produtos importados.

JP - No caso do Programa INOVAR AUTO, quais as principais medidas tomadas pelo governo e como poderão beneficiar as empresas participantes da COFAUTO?
RK - O Regime Automotivo, a partir 2013, atingirá três alvos importantes: ampliação dos investimentos das montadoras locais; atração de novos fabricantes e criação de bases para uma política de inovação em toda a cadeia de valor. O Governo buscará, também, a ampliação a participação das montadoras locais na produção mundial. Com isso haverá uma mudança do status de meros fabricantes de veículos para assumir o status de centros globais de desenvolvimento de novos produtos. Isto é muito bom para os membros da COFAUTO.

JP - Que incentivos são previstos para as empresas aqui instaladas?
RK - O Governo cobrará menos impostos das montadoras que se habilitarem ao Programa INOVAR AUTO, se comprometendo a investirem em P&D, à produção de carros mais econômicos, e a compra de insumos de fabricantes brasileiros: a participação de peças nacionais terá que aumentar, gradualmente até 2017, dos atuais 45% para 70%. Isso será uma grande oportunidade, para um trabalho de colaboração recíproca.

JP - Como as montadoras aqui instaladas reagirão ao Programa INOVAR AUTO?
RK - Para as multinacionais já instaladas no Brasil, como Ford, FIAT, GM, Volkswagen, Toyota, Mercedes, entre outras, o cenário não poderia ser mais positivo, pois ele possibilita uma visibilidade melhor para o planejamento dos próximos anos. Nestas novas circunstâncias, a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotivos) já está revisando o plano de investimentos da Indústria Montadora de US$22 bilhões, entre 2013 e 2017, para US$30 bilhões (incluindo-se aí as novas montadoras a serem instaladas). Temos que crescer juntos!

JP - Além das condições de se aumentar o conteúdo das peças nacionais dos atuais 45% para 70%, até 2017, que outros requisitos serão necessários para uma montadora conseguir habilitação a esse programa?
RK - Um deles é a redução de 12% do consumo de combustível dos veículos. É uma oportunidade para o plástico pela sua maior leveza! Outro, a compra de insumos estratégicos no Brasil ou no Mercosul. Para isso, as empresas precisarão obrigatoriamente investir no Brasil pelo menos 0,5% do faturamento em P&D, principalmente em novos sistemas de segurança, tecnologia e sistemas automotivos.
Além disso, deverão se comprometer a Investir pelo menos 1% do faturamento em engenharia de produção, capacitando fornecedores, desenvolvendo máquinas e ferramentas nacionais. Por isso é que precisaremos ganhar musculatura para um trabalho institucional em conjunto.
Tudo isto é oportunidade para os membros da COFAUTO. Além disso, novas fábricas que ainda estavam indecisas, já se decidiram a efetivar novos projetos.

JP - Quais serão estas novas fábricas?
RK - Deverão sair do papel




JP - Estas novas fábricas terão alguma fórmula para receber incentivos?
RK - Sim! Elas poderão importar 25% dos insumos sem pagar IPI, 25% acumulando créditos de IPI e os 50% restantes pagarão IPI com acréscimo de 30 pontos percentuais.

JP - O que será necessário para que o segmento coberto pela COFAUTO otimize a sua  participação no Projeto INOVAR AUTO?
RK - E minha opinião, afora os fatores que afetam toda a indústria nacional, por exemplo, carga tributária, juros bancários, custo de energia elétrica e outros, seria necessário trabalhar em alguns gargalos que afetam mais especificamente o setor, tais como:

· Fragilidade face à concorrência chinesa em condições desiguais, e também a concorrência predatória dentro do próprio setor ;
· Capacitar as empresas do setor a efetivar o seu planejamento estratégico que em geral existe apenas na “cabeça do dono”, e levar as mesmas a uma atuação mais organizada e produtiva;
· Preparação de sucessores;
· Falta de integração entre os empresários do setor com objetivo de trazer benefícios ao segmento como um todo; e a COFAUTO é um excelente canal de comunicação para isso;
·  Muitas empresas do setor não têm domínio de seus custos e acabam atuando de forma predatória;
· Falta de formação de mão-de-obra qualificada e conseqüente encarecimento da existente.

JP - Como isso se resolve?
RK - Uma das maneiras seria uma maior união em torno da COFAUTO, onde as empresas obteriam informações e conhecimento para planejarem estrategicamente suas atividades em busca do sucesso.

JP - Então a COFAUTO é uma central de relacionamento?
RK - Sim. Inclusive pretendemos trazer fabricantes de moldes, maquinários e matéria prima. Quanto a esta última, será necessária a homologação local desenvolvida em conjunto. Nas nossas reuniões discutimos os pontos fracos da cadeia, seus pontos fortes, seus desafios e oportunidades.

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