sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Plastech Brasil 2015 chega movida a inovação, estreias e parcerias

Fórum Plastech Brasil, com debates e capacitação, e rodadas de negócio nacional e internacional serão atrações na programação paralela

Orlando Marin - Presidente da Plastech Brasil

A Plastech Brasil 2015 abre os trabalhos dia 25 (terça-feira) e vai até 28 (sexta-feira), das 14h às 21h, no Parque de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS), com 300 marcas em exposição, 30 mil visitantes esperados e volume muito maior de criatividade para se reinventar em plena fase de gestação. Dois anos de economia atípica depois da edição anterior, a feira ressurge com um produto ainda mais competitivo. A ideia é oferecer aos participantes do evento organizado pelo Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) todas as oportunidades possíveis de fazer o mesmo pela retomada dos próprios negócios. Ou seja, ficar melhor sem elevar custos.
Graças à multiplicação de parcerias, a Plastech Brasil 2015 será a feira das estreias. Só em novos benefícios e serviços exclusivos a expositores e visitantes serão cinco: guincho cortesia a expositores de máquinas e equipamentos na montagem e desmontagem dos estandes, tour de visitas técnicas pelas produções de Marcopolo e Keko Acessórios Automotivos, praça de alimentação com food trucks, Espaço Premium para expositores e convidados estratégicos e Circuito Gastronômico Plastech Brasil. Além de um Fórum inteiro de programação paralela que terá como uma das atrações o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan. E uma estreante no evento que chega como campeã nacional da inovação industrial no ranking divulgado em julho pelos grupos Valor Econômico e PwC: a 3M.
“Um bom exemplo de solução que criamos a partir de parceria é o serviço de guincho como cortesia aos expositores de máquinas e equipamentos durante as etapas de montagem e desmontagem dos estandes. É uma novidade exclusiva que facilita a vida e elimina uma despesa de quem aposta na nossa feira”, ilustra o presidente da Plastech Brasil, Orlando Marin (foto).
Expositores que souberam enxergar oportunidade no momento, também tiraram proveito das alianças bem costuradas. Um mercado de 630 empresas que geram mais de 20 mil empregos, e a cada ano atingem faturamento estimado em R$ 4 bilhões, processando cerca de 400 mil toneladas de plástico, estará representado de maneira inédita em Caxias do Sul. Resultado de uma parceria entre o Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro (Simperj) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que promoverá a estreia de uma ilha de exposição com 10 empresas fluminenses.
Ao todo, serão mais de 40 empresas distribuídas em quatro estandes coletivos de diferentes organizações. Três deles, estreantes no formato – além do Simperj, os estandes da Associação das Empresas de Pequeno Porte do Rio Grande do Sul (Microempa). O Sebrae mantém a assiduidade de longa data na Plastech Brasil. E as indústrias de Farroupilha (RS), como consequência do sucesso na estreia em 2013, voltam agora com subsídio ampliado em 100% pelo governo municipal.
“Mas o que ganhou maior corpo para este ano foi, sem dúvida, a programação paralela. Já tínhamos, como sempre, as Rodadas de Negócios do Sebrae e do Programa Think Plastic Brazil, voltado à exportação. E vamos estrear agora o Fórum Plastech Brasil. Nos mesmos dias e local da feira, só que nos dois turnos. Um ciclo de debates, palestras e muitas oportunidades de capacitação gratuita”, revela Marin.
A programação completa do evento, que é aberto ao público e dedicará painéis, cursos e workshops aos mercados de plástico, borracha, compósitos, reciclagem, transformados automotivos e moda encontra-se no site oficial plastechbrasil.com.br. Na mesma agenda ainda está contemplado o Fórum Regional de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico, com a participação do presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Márcio Lacerda, chefe do executivo de Belo Horizonte (MG).
“O Fórum Plastech Brasil será especialmente importante para o pessoal das ferramentarias, pois teremos aqui o presidente da Anfavea e diretor da GM, Luiz Moan, ao lado dos líderes do APL (Arranjo Produtivo Local) de Ferramentaria e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista, entre outros grandes especialistas, debatendo as oportunidades e desafios do programa Inovar-Auto”, sublinha Marin.
Das atrações que se renovaram para 2015, a maior é o projeto que conjuga educação e sustentabilidade Recicla Plastech Brasil. Na estreia, em 2013, foram 7 mil banquinhos confeccionados a partir de resina plástica reciclada dos materiais descartados na própria feira e doados a escolas de educação infantil das redes públicas municipais de Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha (RS).
Agora, a passagem pelas salas de aula ocorrerá também antes da feira. Quando a Plastech Brasil começar, já terão sido coletados, triados e processados os resíduos plásticos recolhidos pelas próprias crianças, em suas casas e vizinhança, a partir de um trabalho iniciado nas escolas, com material didático fornecido pelo Recicla – na forma de revista em quadrinhos.
No Parque da Festa da Uva, a resina recuperada dará origem a 1,2 mil lixeirinhas que serão distribuídas aos pares, identificando o destino de resíduos recicláveis e orgânicos nas cores verde e amarela, como no sistema de limpeza urbano da cidade, para 600 ambientes escolares. Todo o processo será filmado e dará origem a um documentário, que será distribuído às escolas participantes. E as três escolas que houverem recolhido maior volume de resíduos reaproveitáveis ganharão aparelhos de datashow.
“Será uma grande feira. Muito melhor do que a conjuntura permitia imaginar lá no início. Será o grande momento para, mais do que melhorar as vendas no segundo semestre de um ano tão atípico, enxergar o que é tendência no mercado, fazer relacionamento e iniciar a retomada para 2016 e 2017. Antes do concorrente que não veio”, conclui Marin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário