terça-feira, 14 de agosto de 2018

“Fórum Setorial dos Plásticos - Por Um Mar Limpo” lança manual de orientação para reduzir a presença de pellets nos oceanos

O trabalho é parte das ações realizadas pelo grupo, voltado à redução da entrada do lixo nos mares e vem para colaborar com os compromissos voluntários para a proteção dos mares, assumidos pelos governos de diversos países, inclusive o Brasil, durante a Conferência das Nações Unidas para os Oceanos, em 2017
Será lançado no Brasil, no próximo dia 15, o Manual de Orientações “Pellets Zero” que visa auxiliar a cadeia produtiva dos plásticos, empresas transportadoras, operadores logísticos, empresas de atendimento a emergências durante o manuseio, armazenagem e transporte, entre outros, a reduzirem a perda de pellets plásticos no ambiente marinho.
O documento apresenta uma análise detalhada, mapeamento e entendimento dos diferentes processos de eventuais perdas desses materiais no ambiente, considerando toda a cadeia produtiva do país e apresenta uma série de orientações para mitigar essa questão.
Além do viés ambiental, o manual verifica que é importante considerar que a perda de pellets por parte das empresas gera prejuízos financeiros. O professor e pesquisador, Alexander Turra, Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP), um dos responsáveis pela elaboração do Manual, explica que não existem dados oficiais que indiquem o quanto é perdido nas operações de manipulação e transporte desses produtos. “Mas o desenvolvimento de uma metodologia que evite essa perda nas operações de rotina, apesar de não ser percebida em um curto prazo, poderá representar ganhos ambientais e econômicos no longo prazo”, afirma Turra.
O Manual de Orientações “Pellets Zero”, que teve como base o Programa Internacional Operation Clean Sweep, busca atender uma das metas previstas pelo Objetivo do Desenvolvimento Sustentável nº 14 (ODS-14), de até 2025, “prevenir e reduzir significativamente a poluição marinha de todos os tipos, especialmente a advinda de atividades terrestres, incluindo detritos marinhos e a poluição por nutrientes”. Além disso, vem para colaborar com os compromissos voluntários para a proteção dos mares, assumidos pelos governos de diversos países, inclusive o Brasil, e por organizações internacionais da sociedade civil, durante a Conferência das Nações Unidas para os Oceanos, em 2017.
O documento foi produzido como parte do convênio entre a Plastivida - Instituto Socioambiental do Plástico e o Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Além disso, contou com a participação ativa do “Fórum Setorial dos Plásticos - Por Um Mar Limpo”, que conta com 16 signatários entre empresas e instituições com o objetivo conhecer a fundo a questão dos lixos nos mares e promover soluções para esse problema.
Segundo Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, trata-se de um material de grande importância para que se avance nos trabalhos de mitigação da poluição marinha. “Desenvolvemos um Manual informativo e que promove ações práticas para que os plásticos cumpram sua função de gerar benefícios à sociedade, de forma sustentável”, afirma o executivo.

O Manual de Orientações “Pellets Zero” será lançado no dia 15 de agosto, no Congresso de Atuação Responsável da Abiquim, que será realizado em São Paulo. Informações: https://congressoar.com.br

Também estará disponível no site: http://www.porummarlimpo.org.br/

Sobre o “Fórum Setorial dos Plásticos – Por um Mar Limpo” - em 2012 a Plastivida firmou um convênio o IOUSP, para estruturar um projeto técnico-científico, com o objetivo de compreender a origem e a composição do lixo encontrado nos mares e, no momento seguinte, traçar metas para a mitigação desse problema.

A partir das conclusões obtidas com esses estudos, foi formado o Fórum Setorial dos Plásticos - Por Um Mar Limpo, do qual fazem parte empresas e instituições com o objetivo de articular diversos setores da sociedade e propor ações para mitigar esse problema de grandeza mundial. Com ações que envolvem públicos diversos – a população, as indústrias e o poder público – o Fórum tem atuado em níveis nacional e internacional, com o objetivo de contribuir com a mudança desse cenário.

São signatários do Fórum Setorial dos Plásticos - Por Um Mar Limpo, além da própria Plastivida, a Abief, Abiplast, Abiquim, Abrade, Adirplast, Braskem, Dow, Instituto Brasileiro do PVC, Simperj, Simpesc, Simplás, Simplavi, Sindiplast, Sinplast e Sinproquim.

Para saber, acesse www.porummarlimpo.org.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário