quarta-feira, 7 de abril de 2010

Braskem recebe Prêmio Top Ambiental

A Braskem recebeu o prêmio Top Ambiental, oferecido pela ADVB-SP (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de São Paulo), como uma das dez empresas com melhores práticas ligadas ao meio ambiente e sustentabilidade em 2009.

Durante evento realizado em São Paulo, Jorge Soto, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, apresentou a estratégia e os projetos da Braskem para o desenvolvimento socioambiental. Destacou o compromisso da Braskem com ações responsáveis, que são refletidas na melhora contínua dos índices de ecoeficiência.

Os programas de pesquisa e desenvolvimento para inovações em sustentabilidade também foram destacados, além do apoio aos projetos socioambientais desenvolvidos em São Paulo, Bahia, Alagoas e Rio Grande do Sul, estados onde a Braskem possui plantas industriais.

Um dos destaques é o Projeto Lagoa Viva, que abrange 22 municípios de Alagoas e busca trazer uma mudança educacional e de postura para jovens, crianças e professores com relação a questões ambientais. No contexto da promoção cultural, cabe ressaltar o Fronteiras do Pensamento, que acontece em Porto Alegre com a finalidade de aproximar pensadores modernos do público, através de debates e ciclos de palestras que estimulam novas visões.

A atuação socioambiental da Braskem também pode ser identificada em cada avanço estratégico da companhia. Em 2009, foi fechada parceria com a dinamarquesa Novozymes (líder mundial de enzimas industriais) para pesquisa e desenvolvimento de polipropileno (PP) feito a partir da cana de açúcar. A Braskem foi a pioneira nesse tipo de iniciativa, sendo a primeira empresa no mundo a certificar o polietileno e o polipropileno de fonte 100% renovável.

Soto afirma que o reconhecimento é gratificante para todos os envolvidos com as melhoras contínuas promovidas pela Braskem, e completa: “Esse prêmio é reflexo do nosso comprometimento no campo do desenvolvimento sustentável. Também é um estímulo para que continuemos sempre em busca das melhores alternativas para tornar nossa atuação cada vez mais positiva para a sociedade e para o meio ambiente.”

O prêmio Top Ambiental foi criado em 1993 pela ADVB-SP com o intuito de identificar e valorizar as principais companhias que se preocupam com a questão ambiental. A iniciativa visa tornar o assunto da responsabilidade ambiental mais acessível, além de promover debates que tornem ações ligadas a essa área mais recorrentes no setor empresarial.

A edição 2009 do prêmio foi realizada em um formato diferenciado dos anos anteriores. Personalidades do setor de sustentabilidade e responsabilidade ambiental foram os responsáveis por indicar as empresas concorrentes. Em vez de um único case apresentado, as indicadas foram reconhecidas por suas ações diversificadas em várias frentes que compõem a área de sustentabilidade.

O corpo de jurados, responsável por fazer a seleção final dos homenageados, usou como critério de elegibilidade as empresas que ao longo do ano de atuação conciliaram crescimento econômico com respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário