segunda-feira, 12 de abril de 2010

Itatex destaca linha Itasil para o mercado de plásticos

Entre os dias 06 e 10 de abril, a Itatex Especialidades Minerais participou da 5ª edição da Feira e Congresso Plastshow, que aconteceu no Expo Center Norte em São Paulo (SP).

Com um vasto portfólio de produtos para termoplásticos, a empresa destacou sua linha de minerais revestidos com aminosilano que, de acordo com o assessor técnico Ricardo da Costa, são pouco explorados pelos formuladores de compósitos termoplásticos. Dentre as suas principais características estão a melhora da rigidez e a resistência aos esforços de flexão e tração de peças termoplásticas fabricadas com Nylon 6, Nylon 6,6, PET, PC, ABS, PBT e PP modificado com anidrido maléico. Para estes casos, a Itatex disponibiliza a linha ITASIL 2115B, 4160, 4144, 4170, 3149 com o foco no mercado de peças automotivas e eletro-eletrônicos. Quando se deseja combinar propriedades dielétricas, reforço mecânico e estabilidade dimensional (baixa contração), os caulins calcinados revestidos, representados pelos produtos comerciais ITASIL 2115B e 3149 são a solução de primeira escolha. Se a necessidade for ganhos de fluidez da mistura de pós com os grãos termoplásticos para facilitar a alimentação contínua, numa extrusora de rosca dupla, a solução mais indicada é o ITASAC 200Z PLUS P. Por tratar-se de um caulim calcinado que é “free-flowing”, não haverá obstrução da alimentação (efeito túnel) e, portanto, ganhos na produtividade. Este produto, também confere ao compósito termoplástico boas propriedades dielétricas, baixa contração e reforço mecânico. Já quando o assunto se volta aos elastômeros vulcanizáveis com enxofre, os produtos indicados passam a ser: ITASIL 4143C1, ITASIL 2115C, ITATALC V4198. No caso das borrachas vulcanizáveis com peróxido orgânico, o produto ITASIL 2115 é o mais recomendado, pois além de proporcionar reforço mecânico, por via química, confere fácil incorporação e atua como agente “anti-track” no cilindro, notadamente em composições à base de EPDM não plastificadas. Isto reduz o tempo de mistura, preserva o sistema de aceleração e aumenta a produtividade.

A Itatex também dispõe para outras aplicações vulcanizáveis com peróxido orgânico, como para fios e cabos especiais, produtos revestidos ainda mais específicos, tais como ITASIL 2115A e 2115D, ITASIL 2250A. O último produto é um antichama silanizado, não halogenado, à base de hidróxido de alumino com características “free-flowing”. Os produtos revestidos são também indicados para materiais com propriedades híbridas, como é o caso dos termoplásticos elastômeros (TPR, TPO, TPX).

As especialidades minerais fazem com que as propriedades dinâmicas dos compósitos melhorem, resistindo a fadiga e ao amolecimento, sem deteriorar suas propriedades elásticas, devido a presença dos revestimentos. Obviamente, a eficiência de cada especialidade mineral vai depender da compatibilidade entre o revestimento e a matriz polimérica e de outros fatores, tais como a razão de forma. “Deste modo, as especialidades minerais evitam as perdas expressivas de resiliência, reduz à deformação permanente e aumenta significativamente a resistência, se comparadas às cargas tradicionais não revestidas ”, explica Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário