segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Plásticos sem segredos na “Ilha da Reciclagem”

Iniciativa permitirá que os visitantes da Interplast 2012 confiram de perto todos os processos da reciclagem de plásticos

A 7ª Interplast ― Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico, que acontece entre os dias 20 e 24 de agosto, no Expoville, em Joinville (SC), recebe a “Ilha da Reciclagem dos Plásticos”.

Esta é uma iniciativa da Termotécnica, que é apoiada pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico de Santa Catarina (Simpesc), Plastivida ― Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, Comissão Setorial de EPS da ABIQUIM, Instituto Nacional do Plástico (INP) e Instituto do PVC (IPVC), em uma realização das empresas Interativa Reciclagem, Mecanofar, LGMT, Romi e RS de Paula, contando com o patrocínio da Innova e a promoção da Messe do Brasil.
Com 96m², o espaço objetiva mostrar as propriedades dos plásticos, sua reciclabilidade, reaproveitamento e as possibilidades de aplicações em novos produtos com matéria-prima reciclada. Além disso, promove ações de conscientização e boas práticas de utilização e descarte.
“Queremos desmistificar a reciclagem do plástico, mostrando como ela pode ser feita de uma forma simples e sustentável. O objetivo é despertar na população a consciência para a reciclagem. É fundamental que a população saiba de sua responsabilidade em separar e destinar corretamente os materiais recicláveis. Com a participação de todos, sim, é possível reciclarmos cada vez mais e termos um mundo mais limpo e sustentável”, explica Albano Schmidt, presidente da Termotécnica.
Também serão distribuídos materiais informativos que valorizam a importância da cultura da reciclagem como fundamental para o futuro do planeta e das próximas gerações, confrontando mitos e fatos.
Vale lembrar que a Termotécnica recicla mais de 500 toneladas de EPS (também conhecido como isopor®) ao mês, e já conta com mais de 1000 pontos de coleta e a parceria de mais de 260 cooperativas de reciclagem em todo o país.
Miguel Bahiense, que preside a Plastivida, o Instituto do PVC e o INP, acredita que é por meio da educação ambiental e de exemplos como este, que será levado à Interplast, que se consegue harmonizar as necessidades do consumidor moderno, seu bem-estar, a economia e a praticidade que os plásticos proporcionam, à preservação ambiental. “Ao divulgarmos as propriedades dos plásticos, as várias possibilidades de reúso e a sua reciclabilidade que acontece, a população passa a compreender a importância do descarte adequado e, assim, damos um passo na preservação ambiental”, afirma Bahiense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário