quinta-feira, 25 de junho de 2015

PICPlast promove seminário sobre soluções em plástico para o saneamento

Iniciativa terá o apoio da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE) e Associação Brasileira de Tubos Poliolefínicos e Sistemas (ABPE)
Mais de 50 profissionais que atuam em empreiteiras, companhias de água e esgoto e projetistas participarão de discussões sobre a importância dos plásticos em serviços essenciais como o fornecimento de água e o escoamento de esgoto, bem como para reduzir o desperdício de águas nas cidades. O objetivo do seminário “Soluções em plástico para o saneamento básico” é mostrar o viés de sustentabilidade do produto plástico nessas aplicações e benefícios, tanto econômicos, quanto sociais e ambientais. Composto de palestras técnicas e cases, o evento, que é uma iniciativa do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) em parceria com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio (CEDAE) e Associação Brasileira de Tubos Poliolefínicos e Sistemas (ABPE), será realizado no dia 26 de junho, no Rio de Janeiro (RJ).
O plástico tem se mostrado aliado na busca pela universalização do saneamento no país. Isso em função de sua versatilidade, variedade de aplicações, importante relação custo-benefício e propriedades que o credenciam como “ecologicamente correto” – já que é 100% reciclável -, e largamente utilizado na construção civil, especialmente em obras de saneamento e tratamento de esgoto.
Ao longo de todo o seminário, representantes de empresas e entidades como a Associação Brasileira de Tubos Poliolefínicos e Sistemas (ABPE), Braskem, ENOPS Engenharia, Odebrecht Ambiental Limeira, Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), falarão sobre temas como diversificações de matérias primas; normatização, critérios básicos para projetos, instalação e assentamento de tubulações de PE para tubulações pressurizadas e não pressurizadas e procedimentos de soldagem. Os executivos também apresentarão cases sobre temas variados, como redução de perdas com setorização e controle de pressão; aplicação de polietileno nas cidades de Limeira (SP); além de fazerem demonstrações práticas das formas de união de tubulações de polietileno, e soldagens por termofusão e eletrofusão.
Um dos setores mais importantes no desenvolvimento da infraestrutura no Brasil, o saneamento está atrelado ao bem estar da população e o desempenho da economia nacional. De acordo com o novo Ranking do Saneamento Básico nas 100 Maiores Cidades, desenvolvido pelo instituto Trata Brasil, as perdas de faturamento em empresas fornecedoras de água com vazamentos, entre outros sinistros, alcançaram 37,5%. Já em relação ao esgoto não tratado nos municípios avaliados no ranking de municípios, aproximadamente oito bilhões de litros de esgoto são jogados diariamente na natureza, o equivalente a 3.200 piscinas olímpicas.
O PICPlast é uma iniciativa da Braskem, maior petroquímica das Américas, em conjunto com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), entidade que representa a indústria da transformação plástica no Brasil. O plano foi lançado em 2013 com o objetivo de desenvolver programas estruturais que contribuam com a competitividade e crescimento da transformação plástica de forma conjunta entre a 2ª e 3ª gerações da cadeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário