segunda-feira, 9 de maio de 2011

Romi apresenta novidades de grande performance e baixo consumo energético na Brasilplast

Serão apresentadas diversas novidades nas áreas de injeção e sopro, com destaque para a nova série P, que alia baixo custo ao alto índice de recursos técnicos

A Indústrias Romi S.A., (Bovespa: ROMI3) (“Romi”), empresa líder brasileira no setor de máquinas-ferramenta e máquinas para processamento de plásticos, traz para a Brasilplast 2011 uma nova linha de máquinas, que propiciam importantes benefícios aos clientes. Com foco em equipamentos de grande performance e baixo consumo energético, a companhia apresentará, durante o evento, suas novas linhas de injetoras EL, EN, P e as sopradoras ROMI Compacta 5TS e ROMI PET 425. Além das já conceituadas máquinas ROMI Primax 220H e a sopradora ROMI PET 230 automática.

Participando da 13ª edição da Brasilplast, com um estande de 490 metros quadrados, a empresa demonstrará o ciclo completo de produção de frasco em PET, que será produzido com processos Romi de ponta a ponta: da entrada do granulado à garrafa fechada. Esse ciclo é composto pela injeção de pré-formas de PET, pelo sopro da garrafa e pela injeção da tampa. Além disso, a companhia apresentará o processo de sopro convencional, com um sistema completo de testes de vedação do produto soprado.

Já as máquinas injetoras da Romi irão mostrar desde a injeção das peças até a obtenção do produto injetado e embalado no final do processo. Essa demonstração apresenta o interfaceamento entre máquinas injetoras, robôs e máquinas de embalagem e toda automatização possível de se agregar ao processo de injeção.

Para Hermes Lago, diretor de Comercialização de Máquinas da Romi, “os novos modelos, demonstrados no evento, mostram a força de investimento da empresa, que traz para essa feira máquinas de grande qualidade, com alto nível tecnológico, com redução de consumo energético e que alinham custo e benefício”.

A Romi detém o controle de todo processo produtivo de suas máquinas – desde os estágios iniciais de desenvolvimento do projeto até a venda, entrega técnica e serviços pós-venda. “Ter nossa principal produção no País disponibiliza aos nossos clientes benefícios adicionais, como um grande estoque e variedade de peças de reposição e um pós-venda efetivo e presente, com a garantia de um atendimento qualificado, de uma empresa que é referência nacional no setor de máquinas para plásticos, máquinas-ferramenta e fundidos e usinados”, afirma Lago.

Os processos de injeção e sopro, realizados pelas máquinas Romi, poderão ser conferidos no estande da empresa, durante a Brasilplast 2011, entre os dias 9 e 13 de maio, onde estarão em funcionamento os seguintes equipamentos:

Injetora ROMI P 220
Aplicação - máquina de uso geral destinada a diversas aplicações: injeção de peças técnicas, utilidades domésticas, brinquedos e embalagens.
Capacidade - 220 toneladas de força de fechamento, 605 g de capacidade de injeção.
Dados construtivos – guias lineares no fechamento e na unidade injetora e motor de pistão radial na plastificação.
Medidas – 560 X 560 mm entre colunas.
Diferencial – a série ROMI P, com bomba de vazão variável para uso geral, é uma máquina robusta com excelente relação custo/benefício. Esse equipamento vem para suprir uma lacuna de máquinas com baixo custo e elevado índice de recursos técnicos. Pode ser utilizada com os mais diversos materiais termoplásticos disponíveis no mercado.
Na Brasilplast estará produzindo as tampas das garrafas sopradas. A máquina produz aproximadamente 20 mil tampas/hora.

Injetora ROMI Primax 220H PET
Aplicação - é uma máquina híbrida, ou seja, com acionamentos hidráulicos para os movimentos de fechamento e injeção, e acionamento elétrico para o movimento de plastificação, que permite a simultaneidade de movimentos entre abertura e plastificação.
Capacidade - 220 toneladas de força de fechamento, 810 g de capacidade de injeção.
Dados construtivos - acionamentos hidráulicos para unidade de fechamento e para o movimento de injeção, movimento elétrico para a plastificação e rosca com perfile especial para processar PET.
Medidas - 560 x 560 mm entre colunas.
Diferencial - por apresentar plastificação elétrica, esse equipamento pode reduzir o consumo energético em até 30%, se comparado com a máquina similar com plastificação hidráulica, além de permitir simultaneidade de movimentos entre a abertura, a extração, o fechamento e a plastificação. Com isso, proporciona uma redução de tempo de ciclo de produção de até 15% em relação à máquina com plastificação hidráulica.
Na Brasilplast estará produzindo as pré-formas PET para sopro das garrafas, com produção de aproximadamente 7,2 mil pré-formas/hora.

Injetora ROMI EL 300
Aplicação - máquinas elétricas que se adaptam facilmente a salas limpas. Apresentam baixo nível de ruído e são indicadas para produção de peças de alta precisão com baixo consumo de energia.
Capacidade - 300 toneladas de força de fechamento, 745 g de capacidade de injeção.
Dados construtivos – possui acionamentos elétricos.
Medidas – 730 X 730 mm entre colunas.
Diferencial – a série ROMI EL é composta por equipamentos de última geração, dotados de acionamentos elétricos. Essa série de máquinas propicia elevada relação desempenho/consumo energético, permitindo uma melhor relação entre produção (kg/h) e consumo energético (kW). É um projeto novo, dotado de componentes e insumos de alta confiabilidade e tecnologia.

Injetora ROMI EN 150
Aplicação - máquina de uso geral destinada a diversas aplicações: injeção de peças técnicas, utilidades domésticas, brinquedos e embalagens.
Capacidade - 170 toneladas de força de fechamento, 380 g de capacidade de injeção.
Dados construtivos – guias lineares no fechamento e na unidade injetora e acionamento principal com servobomba.
Medidas – 470 X 470 mm entre colunas.
Diferencial – a série ROMI EN é composta por máquinas com Servobomba, recurso que permite a redução do consumo energético em relação à máquina com bomba de vazão variável. O funcionamento é baseado na variação da rotação do motor: quando a máquina é exigida, o motor fornece a potência necessária ao movimento; quando a máquina está em tempo "de parada", ou seja, num momento em que não é exigida, o motor permanece praticamente em descanso. Nessa fase, o consumo energético se aproxima muito ao de uma lâmpada convencional

Sopradora ROMI PET 425
Aplicação – equipamento com processo totalmente automático, desde a alimentação, transporte das pré-formas, sopro e estiramento, retirada dos frascos direto para a linha de envase e armazenamento. Equipamento destinado ao sopro de embalagens de bebidas, alimentos e cosméticos, entre outros.
Capacidade – produção de garrafas e frascos com capacidade volumétrica de até 2,5 litros e em altos níveis de produtividade. A máquina pode chegar a uma produção de até 5 mil frascos de 500 ml por hora.
Dimensões – máquina projetada para trabalhar com moldes de 4 cavidades.
Diferencial - equipamento totalmente automático, com acionamentos pneumáticos e elétricos. Não depende da utilização de componentes hidráulicos, evitando qualquer possibilidade de contaminação. O equipamento é ideal para utilização em ambientes limpos e para a produção de embalagens de bebidas, alimentos e cosméticos. Equipamento totalmente enquadrado nos Requisitos Técnicos de Segurança, conforme normas NR12 e ABNT NBR 13536.

Sopradora ROMI Compacta 5TS
Aplicação – equipamento de sopro por extrusão contínua, destinado aos moldes de embalagem. As sopradoras da linha Compacta são equipadas com unidade hidráulica, acumulador de pressão e válvulas proporcionais nos movimentos de transferência e fechamento do molde.
Capacidade – produção de moldes de embalagens de até 10 litros que respeitem os limites de abertura das placas.
Dimensões – máquina pode ser equipada com cabeçotes décuplos.
Diferencial - máquina bastante robusta, dotada de alto nível tecnológico e preparada para alta produtividade. O equipamento disponibiliza sistema de View Stripe (visor de nível) e está totalmente enquadrado nos Requisitos Técnicos de Segurança, conforme normas NR12.
Na Brasilplast, a ROMI Compacta 5TS estará exposta em funcionamento, produzindo embalagens de 5 litros para produtos de limpeza em um processo totalmente automático. Esse equipamento produz em torno de 400 frascos por hora, com rebarbação automática.

Sopradora ROMI PET 230 automática
Durante a Brasilplast 2011, a Romi demonstrará o ciclo completo de produção de frasco em PET, que será produzido com processos Romi de ponta a ponta: da entrada do granulado à garrafa fechada. Nessa demonstração, a sopradora ROMI PET 230 automática soprará pré-formas injetadas na injetora ROMI Primax 220H PET, ou seja, a injetora produzirá as pré-formas que, automaticamente, serão direcionadas à sopradora. Essa máquina tem uma produção estimada de até 2,5 mil frascos de 500 ml/hora.
Aplicação – equipamento para sopro de pré-formas com alta produção de frascos e garrafas para linha de bebidas, cosméticos, limpeza e frascos de uso geral.
Capacidade – produção de frascos e garrafas com capacidade volumétrica de até 3 litros.
Dimensões - permitem moldes de duas cavidades de até 3 litros cada.
Diferencial - equipamento de alta produtividade, com processo 100% automático, bem compacto em uma construção monobloco, robusto e preciso.
Na Brasilplast estará produzindo garrafas de 300 e 500 ml para água mineral em uma produção estimada em 2.500 garrafas por hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário